Jogadores querem suspensão da Liga e II Liga, FPF concorda - TVI

Jogadores querem suspensão da Liga e II Liga, FPF concorda

«O clima vai agravar-se até ao final da época»

Capitães de equipa dizem que não há condições

Os jogadores da Liga e II Liga solicitaram a suspensão dos campeonatos. O Sindicato dos Jogadores emitiu um comunicado a dar conta dessa vontade. No documento lê-se que «ouvidos os capitães de equipa que participam na Primeira e Segunda Ligas, comunica o entendimento de que não existem condições para o desenvolvimento da atividade profissional de futebolista em segurança, reforçando acrescidas preocupações com a infeção que, a ocorrer, se traduzirá num prejuízo agravado, porquanto a execução da sua prestação laboral depende, inquestionavelmente, da plena saúde e condição física para o alto rendimento».

O  presidente da Federação Portuguesa de Futebol reuniu nesta quinta-feira com o grupo de emergência, do qual faz parte o líder da Liga, Pedro Proença, e fonte ligada a esse processo disse ao Maisfutebol que Fernando Gomes concorda com a posição dos jogadores. Porém, a autonomia da Liga dentro da organização federativa e dos dois campeonatos profissionais leva a que sejam os clubes a decidir pela suspensão ou não dos dois campeonatos profissionais.

Eis o comunicado do Sindicato

Face aos últimos acontecimentos, designadamente à confirmação de casos positivos de atletas com Covid-19, em Itália, Espanha e Estados Unidos e à proliferação do número de casos de infeção em Portugal, que aproxima rapidamente o país da fase mais grave de contágio, o Sindicato dos Jogadores, ouvidos os capitães de equipa que participam na Primeira e Segunda Ligas, comunica o entendimento de que não existem condições para o desenvolvimento da atividade profissional de futebolista em segurança, reforçando acrescidas preocupações com a infeção que, a ocorrer, se traduzirá num prejuízo agravado, porquanto a execução da sua prestação laboral depende, inquestionavelmente, da plena saúde e condição física para o alto rendimento.

O Sindicato tem acolhido as recomendações da DGS e articulado com as autoridades competentes as medidas adequadas, mas não pode, perante o agravamento das circunstâncias e o risco associado, deixar de assumir a intenção de dar este passo em frente na defesa dos jogadores.

Face ao exposto, o Sindicato solicitou à Liga Portugal e à FPF uma reunião com caráter de urgência do grupo de trabalho criado para monitorizar a situação, tendo em vista a proposta de suspensão de todas as competições desportivas, masculinas e femininas e respetivos treinos, reforçando assim as medidas já introduzidas por recomendação da DGS e médicos especialistas no tema.

O Sindicato reuniu durante a manhã com a Federação e a Liga e esta tarde terá lugar a reunião do grupo de trabalho.

Continue a ler esta notícia