Covid-19: há 13 surtos em freguesias da Grande Lisboa - TVI

Covid-19: há 13 surtos em freguesias da Grande Lisboa

Covid-19: Transportes em Lisboa

Região que tem tido pelo menos dois terços dos novos casos diários nas últimas semanas

Relacionados

A ministra da Saúde, Marta Temido, revelou esta quarta-feira a existência de 13 surtos de covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo, região que tem tido pelo menos dois terços dos novos casos diários nas últimas semanas e 92% dos que constam no relatório desta quarta-feira.

Nos últimos 15 dias, a incidência por 100 mil habitantes mais elevada do país tem-se concentrado nos concelhos de Loures, Amadora, Odivelas, Sintra e Lisboa e Marta Temido revelou existirem casos de transmissão comunitárias, mas também 13 surtos associados a freguesias destes cinco concelhos, designadamente Arroios, Queluz Belas, Águas Livres, Agualva, Mira Sintra, Santo António, Encosta do Sol, Mina de Água ou Rio de Mouro.

Estes cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa são os que merecem «maior preocupação», disse a responsável, explicando que em alguns deles, o surto começa a estar «mais controlado», adiantando que Lisboa é o que revela menor incidência por 100 mil habitantes com 37,85%.

«E aquele concelho onde a situação inspira maior cuidado é a Amadora porque ainda está com uma incidência de 99,6% por 100 mil habitantes para o último dia para o qual dispomos de números», afirmou. Os outros três concelhos têm uma taxa de 60%, sublinhou.

A governante anunciou a nomeação do Gabinete Regional de Intervenção para a Supressão da Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo, coordenado pelo doutor Rui Portugal, médico de saúde pública da equipa de saúde desta região.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE