Covid-19: País Basco não atenuará critérios para ter adeptos no Euro - TVI

Covid-19: País Basco não atenuará critérios para ter adeptos no Euro

San Mamés

Garantia do presidente do governo basco, Iñigo Urkullu

Relacionados

O governo basco afirmou esta segunda-feira que não vai atenuar as condições definidas para o combate à covid-19 para que o Estádio San Mamés possa ter público no Euro2020.

«Não se diminuem os critérios definidos», disse em entrevista à rádio Euskadi o presidente do governo basco, Iñigo Urkullu, assumindo que receber o Europeu em Bilbao foi um desejo seu, mas que vai seguir as orientações dos conselhos das autoridades de saúde.

Refira-se que os critérios para haver público no San Mamés exigem que 60 por cento da população espanhola esteja vacinada até 14 de junho, ou que as camas de hospital ocupadas devido ao novo coronavírus não sejam superiores a dois por cento.

Acrescenta ainda Urkullu que a Federação espanhola de futebol considera que estes critérios são impossíveis de cumprir e por isso a situação levará «à ausência de público» nos jogos no San Mamés: três na fase de grupos, com Espanha, Suécia, Polónia e Eslováquia, e um nos oitavos de final.

Refira-se que a UEFA deu até aos países que ainda não delinearam o plano para terem adeptos no estádio até ao próximo dia 19 de abril para apresentarem esse mesmo plano, sob pena de o organismo alterar o planeamento dos estádios que recebem o Euro2020.

Continue a ler esta notícia

Relacionados