Salas de cinema NOS encerradas por tempo indeterminado - TVI

Salas de cinema NOS encerradas por tempo indeterminado

  • JA - Atualizada às 11:33
  • 16 mar 2020, 09:24
Mau tempo em Portugal, Lisboa (João Relvas/Lusa)

Isto significa que 219 salas espalhadas por todo o país vão deixar de funcionar

Os cinemas NOS, líder do mercado português da exibição, vão ser, esta segunda-feira, encerrados. Isto significa que 219 salas espalhadas por todo o país vão deixar de funcionar.

A medida foi tomada devido à pandemia Covid-19 e vai permanecer em vigor pelo tempo que se justificar.

Face à situação da pandemia Covid-19, a NOS Cinemas decidiu encerrar os 31 complexos de cinemas e as 219 salas em todo o país", lê-se no comunicado divulgado esta segunda-feira.

Já há alguns dias a NOS havia limitado a lotação das salas, o distanciamento entre os espetadores e o reforço da limpeza.

Apesar de já estarem em vigor medidas de prevenção que acautelavam a proteção de clientes e colaboradores como, por exemplo, a redução da capacidade das salas em 50% até um máximo de 150 pessoas por sala, a realização de sessões sem lugares marcados e o reforço da limpeza e higienização, a empresa decidiu que o cancelamento é a medida adequada numa fase em que é crítica a permanência em casa das pessoas e das famílias portuguesas", prossegue o comunicado.

Os complexos de cinema da NOS existem em centros comerciais como o Amoreiras, Colombo , Alvaláxia, Vasco da Gama ou UBBO, em Lisboa. No Maia Shopping e no Norte Shopping no Porto e em várias cidades do país como Braga, Faro, Coimbra, Almada, Viseu e Funchal.

Os Cinemas NOS representam cerca de 40% do mercado português de exibição, de acordo com os números do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

Cinema Nimas e Cinema Ideal também vão encerrar

A exibidora Medeia Filmes anunciou igualmente o encerramento do Cinema Nimas, em Lisboa, desta segunda-feira a 15 de abril, e o Cinema Ideal, um dos primeiros a anunciar planos de contingência, na semana passada, manter-se-á encerrado até 2 de abril.

Na passada quinta-feira metade das 535 salas de cinema da rede de exibição comercial estava em funcionamento, com reforço de higienização e regras de distanciamento entre espetadores, como revelaram então à Lusa as maiores exibidoras portuguesas. .

O Cinema Trindade, no Porto, fechou as portas na semana passada, assim como o Cineclube de Viseu, que também cancelou todas as sessões até ao final de março, e o cineclube do Porto, que cancelou na altura "todas as atividades" para a Casa das Artes.

De acordo com os dados mais recentes do ICA, a rede portuguesa de exibição comercial de cinema integra 535 salas, com cerca de 99 mil lugares.

Na semana passada, as diferentes distribuidoras anunciaram planos de contingência, com restrições à venda de bilhetes e higienização das instalações, mantendo a avaliação da situação.

Continue a ler esta notícia