Portugal pode bater o recorde de mais de 16.000 casos diários de covid-19, avisa Temido - TVI

Portugal pode bater o recorde de mais de 16.000 casos diários de covid-19, avisa Temido

  • Agência Lusa
  • WL
  • 22 dez 2021, 22:51
Ministra da Saúde, Marta Temido (ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA)

Pico tinha sido atingido em janeiro com 16.432 casos. Variante Ómicron, mais contagiosa, está na origem das preocupações. Conjugação de factores, como incerteza e desconhecimento, pode ser "muito complicada" para o SNS, segundo a ministra

Relacionados

A ministra da Saúde admitiu esta quarta-feira que Portugal pode ultrapassar o máximo de casos diários já registados desde o início da pandemia, devido à elevada capacidade de transmissão da variante Ómicron. “Podemos ultrapassar os recordes que já tivemos até agora porque é uma característica desta variante”, afirmou Marta Temido, em entrevista à RTP.

Segundo a ministra, “é estimado que Portugal ultrapasse o seu recorde de infeções”, que foi atingido a 28 de janeiro, no pico da maior onda da pandemia, dia em que foram registados 16.432 casos.

Maior pressão no SNS

Marta Temido, que não avançou com uma estimativa concreta do número máximo de casos que se poderá registar, manifestou-se preocupada com o possível afluxo aos serviços de urgência, admitindo que se poderá registar uma “conjugação muito complicada por estes dias”.

“Por isso é que é tão importante neste momento, em que se avizinha uma época de contactos tradicionalmente intensos, que cada um de nós faça aquilo que está ao seu alcance para prevenir a transmissão - que é muito fácil com esta variante”, alertou.

De acordo com a ministra, com o aumento das infeções vai registar-se uma maior pressão sobre a linha SNS24, sobre a testagem e sobre os inquéritos epidemiológicos, áreas que o Governo “está a reforçar”.

“Ainda ontem [terça-feira] foi promulgada pelo Presidente da República uma medida legislativa aprovada pelo Conselho de Ministros na última semana que permite a contratação de rastreadores adicionais”, disse.

Rumo ao desconhecido

De acordo com Marta Temido, e devido à Ómicron, Portugal está a “caminho de uma situação complexa e, sobretudo, com muita incerteza e muito desconhecimento associados”.

“Os cenários e as estimativas dos peritos que nos apoiam estão a confirmar-se em termos de transmissibilidade”, adiantou a governante, ao salientar que falta saber qual o impacto desta maior transmissão em termos de gravidade da doença e de escape imunitário.

Relativamente à possibilidade de o Governo voltar a determinar o uso de máscara em espaços públicos, Marta Temido adiantou que o Executivo tem quadro legal para tomar essa medida e que está disponível para fazer esta avaliação, mas salientou ser necessário “equilibrar o esforço individual”.

“Não podemos pedir tudo às pessoas porque senão elas provavelmente desistem”, referiu.

Continue a ler esta notícia

Relacionados