Pelo menos 12 feridos e 70 detidos nos protestos contra vacinas e restrições em Bruxelas - TVI

Pelo menos 12 feridos e 70 detidos nos protestos contra vacinas e restrições em Bruxelas

  • Agência Lusa
  • NM
  • 23 jan 2022, 22:31

Autoridades utilizaram canhões de água e gás lacrimogéneo para dispersar uma multidão de cerca de 50.000 pessoas que se concentrou na capital belga para o protesto

Relacionados

Mais de 12 pessoas ficaram feridas e 70 foram detidas este domingo em Bruxelas, durante protestos contra as vacinas da covid-19 e as restrições impostas pelo Governo belga para combater a contagiosa variante Ómicron, indicou a polícia.

A polícia usou canhões de água e gás lacrimogéneo para dispersar uma multidão de cerca de 50.000 pessoas que se concentrou na capital belga para o protesto, alguns manifestantes viajaram de França, da Alemanha e de outros países para participar.

Os manifestantes repetiram palavras de ordem como “Liberdade!” enquanto marchavam pela cidade e alguns tiveram confrontos violentos com a polícia.

Um vídeo captado na altura mostra manifestantes vestidos de negro a atacar um edifício usado pelo serviço diplomático da União Europeia (UE), lançando projéteis para a sua entrada e partindo os vidros das janelas.

Estes protestos seguiram-se a manifestações em outras capitais europeias no sábado contra os certificados de vacinação e outros requisitos que os Governos europeus impuseram, numa altura em que as infeções diárias com covid-19 e as hospitalizações sofreram um pico devido à variante Ómicron, mais contagiosa.

Quase 77% da população belga está totalmente vacinada e 53% levou uma dose de reforço, de acordo com o Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças. A Bélgica registou, até agora, mais de 28.700 mortes por covid-19.

Continue a ler esta notícia

Relacionados