«Pico de criminalidade anormal» - TVI

«Pico de criminalidade anormal»

Polícia (arquivo)

Secretário-geral do Sistema de Segurança Interna não consegue explicar «pico» e defende que causas sejam «averiguadas»

Relacionados
O secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SSI), Mário Mendes, disse esta sexta-feira que se registou «um pico de criminalidade anormal» nos meses de Julho e Agosto do ano passado, cujas causas «têm que ser averiguadas».

Em entrevista à Agência Lusa e à SIC, Mário Mendes adiantou que em 2008 houve «uma subida acentuada» da criminalidade, especialmente no segundo e terceiro trimestres.

Pico no Verão

O secretário-geral do SSI sublinhou que o maior «pico» registou-se no Verão, mas não avançou razões para este aumento.

«As causas tem que ser averiguadas. Há um conjunto de factores que estamos a trabalhar para fazer o diagnóstico», referiu, classificando de «anormal» esse «pico» no Verão.

Aumento da insegurança «confirma-se»

Segundo Mário Mendes, o índice de criminalidade começou a descer a partir de Setembro, particularmente no último trimestre, que registou «uma redução acentuada».

Adiantou que a tendência de descida verifica-se também nos dois primeiros meses de 2009, apesar de não ter dados consolidados.

Criminalidade violenta aumentou 10,7% em 2008

Na entrevista, Mário Mendes confirmou os dados divulgados pelo «Diário de Notícias», que citou parcialmente o Relatório de Segurança Interna de 2008.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE