Obama diz que EUA sairão mais fortes depois da crise - TVI

Obama diz que EUA sairão mais fortes depois da crise

Barack Obama

Presidente destaca necessidade de «sacrifícios»

Relacionados
O Presidente norte-americano tem confiança na capacidade dos Estados Unidos para superar a pior crise das últimas décadas.

Barack Obama garantiu que o país sairá «mais forte que antes», segundo trechos da intervenção que fez esta terça-feira no Congresso (02:00 de quarta-feira em Lisboa), citados pela agência Lusa.

«A nossa economia está enfraquecida e a nossa confiança está abalada; vivemos tempos difíceis e incertos; mas esta noite quero que todos os americanos fiquem a saber: vamos reconstruir, vamos recuperar, e os Estados Unidos da América vão sair mais fortes que antes», de acordo com os excertos do grande discurso que Barack Obama vai pronunciar perante as duas Câmaras do Congresso.

Obama quer nova lei para sistema financeiro

Obama destacou a necessidade «de sacrifícios» para reduzir para metade, até ao fim do seu mandato em 2013, um défice federal que poderá exceder o número faraónico de 1.500 mil milhões de dólares este ano.

Mas também utilizou esta tribuna excepcional e este discurso, que equivale para todos os novos presidentes à alocução anual sobre o estado da União, para manifestar a uma hora de grande audiência a sua vontade de efectuar este ano uma grande reforma da cobertura social.

Obama prometeu fazer com que a América volte a ter até 2020 a mais forte taxa de universitários diplomados em todo o Mundo e aumentar os impostos sobre os ricos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados