Finanças internacionais prevêem contracção mundial de 1,8% - TVI

Finanças internacionais prevêem contracção mundial de 1,8%

Moedas (Arquivo)

Cenário é mais pessimista do que o que foi difundido em Dezembro

O Instituto de Finanças Internacionais (IIF), a maior associação de bancos do mundo, previu esta sexta-feira que a economia mundial irá registar uma contracção de 1,8 por cento em 2009, avança a agência Lusa.

A previsão que a organização divulgou em Washington é mais pessimista do que a difundida em Dezembro do ano passado, quando a instituição calculou que a economia mundial deveria registar uma contracção mundial de 0,4%, e do que a de Janeiro, quando voltou a revê-la em baixa para 1,1%.

Banco Mundial: «2009 será ano perigoso»

Riqueza das famílias norte-americanas cai 18%

Além disso, a previsão avançada pelo IIF é também mais negativa que as do Fundo Monetário Internacional (FMI), que espera para 2009 uma contracção da economia mundial de 0,5%.

O Banco Mundial informou no fim-de-semana passado que a economia mundial entrará em recessão este ano pela primeira vez desde a II Guerra Mundial, altura em que se começaram a compilar estatísticas de todos os países.

No entanto, o BM não divulgou a profundidade da contracção económica prevista.

O IIF, constituído por 380 instituições financeiras de todo o mundo, deu a conhecer as suas previsões, precisamente na véspera do início da reunião dos ministros da Economia do G-20, em Londres.

O instituto pediu aos governos que apliquem medidas de estímulo à economia mundial que tenham um «efeito imediato» e sejam acompanhadas de planos transparentes de consolidação fiscal no médio prazo.

«Para produzir um forte estímulo económico poderá ser necessário aplicar uma política monetária mais expansionista», justificou o IIF.

O instituto solicitou também ao G20, formado pelos países industrializados e as economias em desenvolvimento, que reforce rapidamente os recursos do FMI, do Banco Mundial e dos bancos regionais de desenvolvimento.
Continue a ler esta notícia