Irlanda: Governo dissolve Parlamento após aprovação do Orçamento - TVI

Irlanda: Governo dissolve Parlamento após aprovação do Orçamento

Dinheiro

Primeiro-ministro irlandês vai pedir dissolução

O primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, anunciou esta segunda-feira que vai pedir a dissolução do Parlamento e marcar eleições para o próximo ano, mas apenas depois de ver o Orçamento do Estado aprovado.

A votação do documento está marcada para 7 de Dezembro.

«É muito importante a aprovação do Orçamento», disse Brian Cowen numa comunicação ao país depois de ter estado reunido num conselho de ministros de emergência, escreve a Reuters.

Esta segunda-feira foi marcada pela escalada da instabilidade política, em resposta à formalização do pedido de ajuda do país ao fundo de resgate europeu, neste fim-de-semana.

Já esta quarta-feira, o Governo apresenta o seu plano de austeridade para os próximos quatro anos e «vai manter as negociações com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional», garantiu Cowen.

O primeiro-ministro da Irlanda perdeu os apoios que tinha no Parlamento depois de o partido Os Verdes (que faz parte da coligação governamental) ter apelado a eleições antecipadas, em Janeiro. Outros dois partidos independentes já sinalizaram que não vão apoiar o Orçamento apresentado pelo Executivo.

O líder do partido de centro-esquerda Labour, Eamon Gilmore, já reagiu ao anúncio de Cowen: à rádio Today FM, Gilmore admitiu a disponibilidade do seu partido para formar uma coligação com o centro-direita Fine Gael.

Saiba mais:

BCE: «O euro vai sobreviver»

Quanto pode caber a Portugal na ajuda à Irlanda?

Portugal vai investir na dívida irlandesa

Moody`s vai cortar «rating» irlandês em vários níveis

Primeira tranche da ajuda chega à Irlanda em Janeiro

Reino Unido vai emprestar 8 mil milhões de euros

Suécia admite emprestar mil milhões

Euro: Irlanda e receios de contágio enfraquecem moeda
Continue a ler esta notícia