EUA chega a acordo quanto a plano de recuperação de mercados - TVI

EUA chega a acordo quanto a plano de recuperação de mercados

EUA:Apresentado plano para salvar sistema

Bush e Congresso entendem-se quanto ao projecto de 700 mil milhões de dólares

Relacionados
O senador republicano Judd Gregg anunciou este domingo que foi alcançado um acordo no que diz respeito à assinatura de um plano de recuperação do sistema bancário, que deverá ser votado esta terça-feira no Congresso norte-americano.

«Penso que é um bom resultado», afirmou o senador, o principal negociador republicano neste processo, que se prolongou durante várias horas.

«Espero que a Câmara dos Representantes e o Senado possam votar o acordo amanhã (segunda-feira)», acrescentou.

O presidente George W. Bush quer aprovar um plano de urgência, de cerca de 700 mil milhões de dólares, para ajudar a resolver a crise financeira e salvar os bancos.

Este projecto da Administração norte-americana encontrou, no entanto, muitas reticências, mesmo do próprio partido republicano, que vê com maus olhos a intervenção, única na história norte-americana, do Estado no sector privado.

Conseguir que o Congresso aprove o plano antes da abertura das praças financeiras mundiais na segunda-feira é vital para a presidência acalmar os mercados e estabilizar o sistema financeiro.

Já este domingo o secretário norte-americano do Tesouro, Henry Paulson, tinha anunciado «progressos importantes» rumo à assinatura deste plano de recuperação do sistema bancário, considerando que esta iniciativa «será eficaz para os mercados».

«Realizámos progressos importantes. Devemos conseguir passar (o acordo) para o papel para que o possamos adoptar formalmente através de uma votação», afirmou igualmente a presidente democrata da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.
Continue a ler esta notícia

Relacionados