Grécia quer permanecer na Zona Euro - TVI

Grécia quer permanecer na Zona Euro

Grécia

Conselheiro económico do primeiro-ministro rejeitou as palavras do ministro alemão do Interior

Relacionados
O conselheiro económico do primeiro-ministro grego reafirmou que a Grécia quer permanecer no euro, numa entrevista publicada este domingo, um dia depois de o ministro do Interior alemão ter apelado à saída do país da moeda única.

«Deixar a Grécia sair da Zona Euro só vai trazer inflação, uma queda acentuada dos salários, destruição de várias instituições e empresas saudáveis e perda de património», disse Ghika Hardouvelis ao semanário «To Vima».

«Queremos reconstruir o país e não deixá-lo ser saqueado por pequenos astutos. Uma saída da Zona Euro seria uma derrota estratégica», insistiu o banqueiro e professor catedrático.

O ministro do Interior alemão, Hans-Peter Friedrich, pediu sábado, numa entrevista ao semanário «Der Spiegel», a saída da Grécia da zona euro.

«Não digo excluir a Grécia» da Zona Euro, mas sim «criar incentivos para uma saída que não possam ser recusados», afirmou Friedrick na entrevista.

«Fora da União monetária, as hipóteses da Grécia se regenerar e se tornar competitiva serão seguramente maiores do que se ficar na Zona Euro», continuou o ministro do Interior, que pertence à União Social Cristã, a ala bávara do partido de Angela Merkel.

Em troca de um novo reforço do programa de recuperação que segue há dois anos, a Grécia teve luz verde da zona euro para um segundo plano de resgate, no valor de 130 mil milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados