Substituição da carta pelo «e-mail» está aquém do previsto - TVI

Substituição da carta pelo «e-mail» está aquém do previsto

  • Rui Pedro Vieira
  • 10 dez 2007, 14:17
CTT

Correios querem tornar-se cada vez mais plataforma multimédia

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Os «e-mails» não estão a substituir as cartas de papel com a rapidez que os especialistas de mercado estavam à espera. Essa é a convicção do presidente dos CTT, Luís Nazaré, que assume que quer que a empresa caminhe cada vez mais para se tornar «numa plataforma multimédia de serviços», sem descurar a actividade dominante que são os serviços postais.

«O digital não está a ameaçar o físico com o ritmo e a dimensão que se esperava. O universo das correspondências físicas continua a estar presente nas necessidades das pessoas», disse Luís Nazaré no debate «O Estado da Nação» que integrou, na passada semana, o 17º Congresso das Comunicações, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).

Ao tentar explicar os motivos para esta desaceleração da substituição da carta pelo correio electrónico, o presidente dos CTT sublinhou que as variáveis em causa são complexas e vão do «sentimento dos consumidores à confiança e ao conforto que a carta possibilita».

Só este ano, e de acordo com os CTT, não se registaram decréscimos acentuados nos volumes de tráfego postal, embora os mesmos «não voltem a subir como no passado». Segundo dados da Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom), no segundo trimestre, o tráfego postal nacional ultrapassou os 57 milhões de objectos, tendo o tráfego internacional de saída totalizado cerca de cinco mihões e o tráfego internacional de entrada ultrapassado os quatro milhões de objectos.

Assim, o tráfego postal total (serviços reservados e liberalizados) neste período aumentou 3 por cento face ao trimestre anterior, mas caiu 3,5% em termos homólogos.

2008: Ano de «alargamento de negócios»

Quanto ao próximo ano, os CTT esperam que o mesmo seja de alargamento de negócios «em que a rede CTT se identifique com o seu código genético e a sua ambição», sintetizou Luís Nazaré no Congresso das Comunicações.

Recorde-se que, há pouco mais de uma semana, os correios lançaram-se no mercado dos operadores móveis virtuais com a marca Phone-ix.
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