Cada vez mais portugueses consomem produtos de marca própria. A verdade é que a crise apela ao mais barato e, segundo os testes da Deco, a escolha até é acertada.
«Já há vários anos que os nossos testes revelam que estes produtos são de qualidade. Ao analisarmos os testes entre 2004 e 2008, encontrámos produtos com uma qualidade competitiva e dos mais diferentes tipos. No total, mais de três dezenas de produtos de marca própria foram a escolha acertada, nestes 4 anos, e 27 receberam mesmo o título de melhor do teste», avança a Deco Proteste, de Fevereiro.
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Na área alimentar, foram incluídos o teste ao arroz, vinho, chocolate, azeitonas, leite, queijo e sumo de laranja, entre outros. Mas também estavam presentes nos detergentes, lâmpadas, frigideiras e gel de banho.
No entanto, os preços dos produtos de marca própria estão a aumentar mais do que os restantes, por terem mais procura. «Esta não é, de todo, uma boa estratégia para ajudar os consumidores a recuperarem o poder de compra numa altura de crise», revelam.
Compare os preços e poupe
Os produtos como detergentes, chá, cerveja e ovos destacam-se pela positiva. Com base nas provas realizadas aos detergentes, o Ariel Pó (entre 10,98 euros e 12,99 euros para 50 doses) é o melhor teste feito pela Deco. Cruzando a qualidade com o preço, são «escolha acertada» o Dia Diamatik Pó, (entre 4,44 euros e 4,48 euros para 36 doses), o Formil Aktiv (entre 6,39 euros e 6,69 euros para 54 doses) e o Ultra Pro Pó (4,98 euros para 40 doses).
Quanto ao chá preto a Equosolidale Chá bio English Breakfast, do Comércio Alternativo, é «uma boa opção e custa 1,97 euros», refere a Deco. No chá verde, a escolha recai para o Altromercato Verde, de agricultura biológica (entre 2,80 e 3,20 euros).
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Nas cervejas, a Sagres (entre 0,41 euros e 0,47 euros) é a eleita pelo teste da Deco. Pela boa relação entre qualidade e preço, a Finkbräu (entre 0,21 euros e 0,22 euros), do Lidl, é a «escolha acertada».
Quanto aos ovos, a Iberovo (entre 0,75 euros e 0,94 euros) e a Ovos do Quintal (entre 1,79 euros e 2,39 euros) são as eleitas.
Marcas mais baratas são armas contra crise
- Carla Pinto Silva
- 13 fev 2009, 17:34
Produtos como detergentes, chá, cerveja e ovos destacam-se pela positiva
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