Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas paga greve na CGD - TVI

Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas paga greve na CGD

CGD

O presidente do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI), Delmiro Carreira, garantiu que o sindicato pagará aos seus associados os dias de greve, se os trabalhadores da CGD optarem por essa forma de protesto contra a intenção de Bagão Félix de integrar o Fundo de Pensões da Instituição na Caixa Geral de Aposentações.

Relacionados
Mais de duas centenas de trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) participaram na reunião promovida pelo SBSI no dia 1 de Outubro, para debater as medidas a tomar face à intenção anunciada pelo ministro das Finanças de a integrar o fundo de pensões da instituição na Caixa Geral de Aposentações.

Apesar de se tratar de uma sexta-feira e véspera fim-de-semana prolongado, a reunião foi bastante participada. Entre os trabalhadores presentes encontravam-se quadros médios e superiores do banco público.

Face a uma assembleia preocupada com o seu futuro, o presidente do SBSI, Delmiro Carreira, garantiu o apoio do sindicato a todos os seus associados, nomeadamente através do pagamento dos dias de greve que os trabalhadores decidam fazer, e, ainda, através da eventualidade de ser interposta uma providência cautelar.

A reunião, que decorreu na Culturgest, teve um cariz sindical e técnico, contando com intervenções de Delmiro Carreira, do secretário-geral da UGT, João Proença, bem como Pereira da Silva, especialista em fundos de pensões, e Alexandra Simões, jurista do sindicato.

Durante o debate foi suscitada a eventualidade ser interposta uma providência cautelar, dada a premência da situação, que acarretaria a extinção do fundo de pensões da CGD.

Até porque, conforme foi referido por Pereira da Silva a integração do fundo de pensões da CGD na Caixa Geral de Aposentações envolveria a expropriação de capitais privados.

Os trabalhadores presentes colocaram ainda a possibilidade de avançarem para a greve, como forma de protesto face à posição anunciada pelo ministro das Finanças.

Assim, Delmiro Carreira afirmou que se a greve for desencadeada, o SBSI pagará esses dias aos seus associados que a ela aderirem.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE