João Alves tem novo clube: uma comunidade de compras - TVI

João Alves tem novo clube: uma comunidade de compras

João Alves

Antigo médio fez o último jogo em outubro de 2014; é investidor e Membro Premium da Lyoness, para além de possuir um negócio de confeção têxtil em Guimarães

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Depois do Adeus é uma rubrica lançada no Maisfutebol em junho de 2013 e dedicada à vida de ex-jogadores após o final das suas carreiras. O que acontece quando penduram as chuteiras? Como subsistem aqueles que não continuam ligados ao futebol? Acompanhe os testemunhos no Maisfutebol e na Maisfutebol Total. Críticas e sugestões para valvarenga@mediacapital.pt.

João Alves reinventa-se aos 35 anos. O médio fez o seu último jogo em outubro de 2014, com a camisola do Freamunde, e tem passado os últimos meses em reflexão sobre o futuro, enquanto se dedica à família e a duas áreas distintas de negócio: uma confeção têxtil em Guimarães e a comunidade de compras Lyoness.

«O fim de uma carreira nunca é fácil. É uma vida a treinar e a jogar, a viver o dia a dia pensando no futebol e quando se termina há uma sensação de vazio, é complicado. Neste momento estou num período de reflexão, a pensar no que quero para o meu futuro e dedicado a 100 por cento à família.»

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O vazio tem sido compensado pelos projetos que João Alves abraçou na reta final da carreira. O internacional português ficou a morar em Guimarães com a família e controla de perto o seu negócio.

«Moro em Guimarães e faço a gestão do meu negócio, uma confeção têxtil que produz para várias empresas, sobretudo para o grupo Inditex. Segui o conselho de um amigo meu e iniciei-me nesta área. Claro que tive de aprender, mas fui-me adaptando.»

Não peçam a João Alves, de qualquer forma, para se sentar à frente de uma máquina de costura.

«Não, quando a costurar não é comigo. Deixo isso para as mulheres, as nossas costureiras.»

Para além da área têxtil, o antigo jogador de clubes como Desp. Chaves, Sp. Braga, Sporting e V. Guimarães vai demonstrando grande interesse por uma comunidade de compras que surgiu na Áustria e tem conquistado uma quota no mercado de consumo mundial.

A Lyoness cresce numa lógica de Network Marketing, possibilitando a empresas terem o seu cartão de cliente a baixo custo. Para os clientes, o cartão de compras gratuito apresenta o ‘cashback’ – devolução de parte do dinheiro gasto – como principal atrativo, para além de outras vantagens paralelas. João Alves assume-se como investidor e reconhece que o retorno financeiro depende essencialmente de níveis crescentes de consumo.

«É um projeto interessante a que me juntei há cerca de dois anos, enquanto ainda jogava futebol. Segue uma lógica de network marketing, que assenta em angariar cada vez mais pessoas e negócios. Quanto ao cartão, é como o Cartão Continente só que funciona em vários sítios e não em apenas um.»

Os clientes têm direito a descontos em lojas aderentes e os detentores dos negócios abraçam o conceito mediante a perspetiva de um aumento considerável do número de clientes. A Lyoness vai recebendo uma percentagem por essa ligação entre pessoas e negócios.

Hubert Freidl, austríaco, apresentou o conceito ao mundo em 2003 e a empresa tem apostado recentemente em publicidade no mundo do futebol. Slovan Bratislava (Eslováquia), Rapid Viena (Áustria), Slavia Praga (República Checa), Lechia Gdansk, Legia Warszawa e Lech Poznan (Polónia) já assumiram ligações empresariais com a Lyoness.

«Acredito que em breve estas parcerias vão chegaram aos clubes do sul da Europa e estamos a preparar-nos para esse momento.»

João Alves sabe que a Lyoness foi alvo de alguma desconfiança inicial pelo seu modelo de negócio complexo e enfrentou queixas em alguns países por alegadas semelhanças com um esquema de pirâmide. A empresa foi ilibada de todos os processos. O antigo médio garante ao Maisfutebol que a Lyoness atua dentro da legalidade. 

«Analisei bem a legalidade do negócio antes de avançar, não podia ser se outra forma. Costumo estar atento a tudo o que fazem, já fui a várias convenções e até à Áustria, para conhecer o projeto a fundo. Tem perto de 6 milhões de consumidores e está presente em 47 países.»

O antigo médio é investidor e tem o estatuto de Membro Premium.

«É um part-time que tenho, para além do meu negócio. Lembro, por exemplo, aquilo que é hoje em dia o Facebook ou o uso cada vez maior de Smartphones, algo em que poucas pessoas acreditavam ao início..»

A Lyoness é assim o novo clube de João Alves, uma comunidade com estrutura e regras próprias, para além de um símbolo caraterístico.

O futebol está por agora na prateleira.

João Alves vai aproveitando esta fase de reflexão para estabelecer prioridades e avaliar qual o melhor caminho para o futuro. Saiu de cena com discrição mas pode voltar rapidamente.

«Veremos se volto ao futebol, nunca fecho a porta a essa possibilidade. Aliás, posso dizer-lhe que já tenho o 2º nível de treinador desde os 23 anos. Salvaguardei desde cedo essa possibilidade. Portanto tenho bases para avançar para esse passo, se tal vier a acontecer.»

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