Buscas no Gerês retomadas ao amanhecer - TVI

Buscas no Gerês retomadas ao amanhecer

Gerês

Operação suspensa devido às graves condições climatéricas

As operações de resgate das três pessoas que domingo se perderam no Parque Nacional da Peneda-Gerês foram interrompidas cerca das 02h00 desta segunda feira reiniciando-se ao amanhecer, revelou à agência «Lusa» fonte da Protecção Civil.

«As buscas foram suspensas a partir das 02h00 depois das condições climatéricas se terem agravado. Começou a nevar bastante e fomos obrigados a interromper a operação», indicou o 2º comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro de Vila Real, Almor Salvador.

«Esta decisão foi tomada de acordo com as pessoas. Eles concordaram e nesta altura estão a dormir numa tenda que transportavam consigo», referiu, considerando que esta foi a melhor opção até pelo «desgaste» provocado pelo facto de estarem «em situação de resgate há várias horas».

Segundo Almor Salvador, as operações de resgate foram retomadas às primeiras horas da manhã, aproveitando o nascer do dia, prevendo-se a «utilização de meios aéreos», o que deverá facilitar a tarefa.

Mais cedo, a mesma fonte disse à «Lusa» que os bombeiros estão em «contacto permanente», via telemóvel, com as três pessoas e que elas se «encontram bem», apesar de «estarem cheias de frio».

Disse ainda que as vítimas são dois homens e uma mulher, de 29, 30 e 41 de idade e oriundas da zona do Porto, tendo já as famílias sido «avisadas e tranquilizadas».

Resgate pedonal

O resgate está a ser feito «a pé», uma vez que o local, perto de Pitões das Júnias, concelho de Montalegre, não permite o acesso de viaturas.

As pessoas perdidas deram o alerta, via telemóvel, para os bombeiros cerca das 16h00 de domingo, fornecendo-lhes também as coordenadas «precisas» do local onde se encontram.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE