Teixeira dos Santos diz que défice de 0,4% em 2010 «é realista» - TVI

Teixeira dos Santos diz que défice de 0,4% em 2010 «é realista»

Teixeira dos Santos

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, reagiu esta quarta-feira à actualização do PEC, em Portugal, para incorporar o ano de 2010, reiterando as metas anuais de redução do défice.

Relacionados
Segundo o ministro, a visão de 0,4% do défice em 2010 «é muito realista e traduz-se na concretização do objectivo a médio prazo das finanças públicas, que é um défice estrutural de 0,5% do PIB, o que corresponde a 0,4% em termos de défice em contas nacionais».

Para Teixeira dos Santos este cenário vem na sequência de uma política de estabilidade das contas públicas e de «um reequilíbrio que resultará dos efeitos e medidas que estão a ser implementadas para 2006 e 2007».

Quanto ao ritmo de crescimento do PIB, o ministro é peremptório: «A aceleração do crescimento económico que prevemos atinge uma taxa de crescimento da economia de 3% nos anos de 2009 e 2010» e acrescenta que isso se irá traduzir «numa melhoria das condições de emprego», disse à margem da sessão comemorativa dos dez anos do Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP).

O facto do crescimento em 2006 ser superior ao crescimento de 2005 (que vem acima daquilo que inicialmente se esperava) está a fazer com que «as coisas mudem e a taxa do desemprego, que no início do ano era de 8%, se fixasse nos 7,4% no terceiro trimestre».

Teixeira dos Santos salienta, também que desde o ano passado e até ao terceiro trimestre deste ano, «criaram-se 57.300 mil empregos» e a redução do desemprego foi feita « em virtude da melhoria do crescimento», uma dinâmica que o ministro garante querer continuar nos próximos anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados