Desemprego aumenta 4,3 % em França no último ano - TVI

Desemprego aumenta 4,3 % em França no último ano

[Arquivo]

Subida representa mais 90.200 desempregados

Relacionados
O número de pessoas à procura de trabalho em França aumentou 4,3 por cento em Janeiro, o que significa que há mais 90.200 desempregados, revelou esta quinta-feira o Ministério do Emprego.

«Penso que estamos a entrar numa fase em que estes números se vão manter nos próximos meses», disse Laurent Wauquiez, secretário de Estado francês do Emprego, na estação televisiva France 3, segundo a agência Lusa.

Comparando estes dados com Janeiro de 2008, o número de desempregados aumentou 15,4%, tendo-se fixado nos 2.204 milhões de desempregados, o que ultrapassa o recorde de Novembro de 2008, altura em que foram registados mais 64 mil desempregados.

Depois de dois anos de crescimento do emprego francês, o mercado de trabalho regrediu bastante em 2008, tendo mais 217 mil inscritos nos centros de emprego de França no ano passado.

Na reunião de quarta-feira para debater a situação social da semana passada, o presidente francês Nicolas Sarkozy prometeu apoios de 2,6 mil milhões de euros para os desempregados.

No entanto, depois da divulgação destas estatísticas, sindicatos e oposição acusaram o governo de não estar à altura da situação: «A diferença entre a gravidade da situação e as respostas do chefe de Estado é gritante», disse a CGT, um dos principais sindicatos do país.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos