F1: Eric Boullier abandona a McLaren - TVI

F1: Eric Boullier abandona a McLaren

  • Redação Autoportal
  • 4 jul 2018, 10:44
Eric Boullier

Boullier não resistiu à pressão dos maus resultados registados pela equipa nas nove primeiras rondas do mundial de F1

O director desportivo da McLaren na Fórmula 1, Eric Boullier, renunciou ao cargo que ocupava na estrutura de Woking, numa decisão que deixa antever mudanças profundas na equipa britânica na sequência dos maus resultados registados no inicio da época.

Os pilotos da escuderia britânica, o espanhol Fernando Alonso e o belga Stoffel Vandoorne, não subiram uma única vez ao pódio em nove corridas já realizadas neste ano, tendo como melhor resultado o quinto lugar obtido por Alonso na prova de abertura, na Austrália.

Boullier que enfrentava uma pressão crescente nas últimas semanas, anunciou esta quarta-feira, antes do GP da Grã-Bretanha que terá lugar em Silverstone no próximo fim de semana, que deixa a McLaren.

A equipa de Woking já revelou que vai passar a contar com uma “liderança técnica simplificada” para substituir Boullier, que inclui um novo cargo de diretor desportivo para Gil de Ferran.

Outras alterações agora anunciadas passam por Simon Roberts, até aquichefe de operações da McLaren, que vai ocupar o cargo de produção, engenharia e logística, e Andrea Stella, o novo diretor de performance da McLaren que fica igualmente responsável pelas operações de pista.

“Estou muito orgulhoso de ter trabalho com uma equipa tão brilhante nos últimos quatro anos, mas reconheço que agora é o momento certo para deixar o cargo” sublinhou o francês.

A saída de Eric Boullier da McLaren surge semanas depois de Tim Goss ter abandonado o cargo de responsável técnico da equipa britânica .

O presidente executivo da McLaren, Zak Brown, já agradeceu o serviço e a contribuição que Eric Boullier prestou à equipa nos últimos quatro anos e deixou claro que esta mudança ,“é o resultado de um inicio de temporada de 2018 decepcionante. Com esta alteração, estamos a abordar os problemas de frente e a dar um primeiro passo no caminho da recuperação”.

O patrão da McLaren acrescentou ainda que o atual  desempenho do monolugar MCL33, "não está a corresponder às expectativas criadas no seio da McLaren e em especial dos nossos fiéis adeptos”.

Recorde-se que no inicio da temporada a McLaren apontou ao pódio, depois de ter terminado a sua ligação com a Honda e mudado para a Renault. Contudo os resultados tardam em chegar e as dificuldades em encontrar um carro competitivo tem sido mais do que muitas.

Eric Boullier desempenhava desde 2014 as funções de diretor desportivo da McLaren, que ficou fora dos cinco primeiros classificados do Mundial de construtores nos últimos três anos.

Continue a ler esta notícia