A Liga dos Campeões regressou com novos momentos de grande magia e alguns simplesmente hilariantes. Atlético de Madrid - Liverpool e Borussia Dortmund - PSG foram as partidas que abriram os oitavos de final, e não desiludiram os fãs. No dia seguinte foi a vez dos jogos Tottenham - RB Leipzig e Atalanta - Valencia.

Foi precisamente em Londres que surgiu um dos momentos mais curiosos dos oitavos de final. No início da segunda parte, e em protesto contra o preço dos bilhetes, os adeptos alemães obrigaram à paragem da partida, depois de terem lançado várias faixas para o meio do relvado.

Ainda no mesmo jogo, e numa partida que correu mal a José Mourinho, registou-se um momento de clara tensão no banco dos Spurs. Aos 65 minutos Dele Alli foi substituído, e o internacional inglês não gostou nada da decisão do treinador português.

À mesma hora, na cidade de Milão, destacava-se o guarda-redes do Valencia. Apesar dos espanhóis terem perdido por 4-1, Domenéch foi uma das figuras da equipa, e evitou um resultado bem pior.

Neste lance surgiu com uma defesa quase impossível, evitando aquele que seria o primeiro golo da Atalanta na altura.

Da Alemanha chega-nos um lance caricato, envolvendo Neymar e uma tentativa de remate. O internacional brasileiro chutou do meio campo, mas a bola passou bem longe da baliza do Dortmund.

Ao mesmo tempo decorria o encontro entre Atlético e Liverpool, um jogo recheado de casos. Num deles, os reds pediram penálti por mão na bola do lateral brasileiro Renan Lodi, mas o árbitro da partida mandou jogar.

Pouco depois Salah introduziu a bola na baliza colchonera, mas o lance foi invalidado por fora de jogo de Roberto Firmino.

Uma semana depois realizaram-se outros grandes jogos. A 25 de fevereiro, o Nápoles recebeu o Barcelona e o Bayern deslocou-se a Londres, para defrontar o Chelsea. O primeiro embate terminou empatado a uma bola.

Um dos momentos foi protagonizado por Mário Rui. Depois de sofrer uma falta de Arturo Vidal, o internacional português pegou-se com o chileno, acabando o jogador do Barcelona por ser expulso na sequência do lance.

Mas este também foi o dia em que Lionel Messi se estreou no estádio San Paolo, a casa do Nápoles. Foi neste mítico palco que Diego Maradona viveu os melhores momentos da carreira ao serviço de clubes, mas Messi não lhe conseguiu seguir as pisadas.

Ainda assim, Messi é Messi, e houve lance com uma pincelada de génio por parte do astro argentino, que tirou dois adversários da frente com um simples movimento.

Em Londres, o Chelsea foi derrotado pelo Bayern de Munique, que foi muito superior aos ingleses. Durante a primeira parte foram várias as tentativas dos bávaros, e Thomas Müller teve um lance que quase dava um golaço.

Tal como em Itália, também em Inglaterra houve um jogador expulso perto do fim. Marcos Alonso agrediu Lewandowski, e começou por ver cartão amarelo.

O árbitro acabou por consultar o VAR, e mudou de opinião, mostrando o vermelho direto ao espanhol do Chelsea.

A fechar esta primeira mão foi a vez de um jogo enorme no Santiago Bernabéu. Numa autêntica final antecipada, o Real Madrid recebeu o Manchester City.

Numa partida sempre bem jogada, mas com uma grande componente tática, foi preciso o primeiro golo para abrir o jogo. E o primeiro só surgiu mais tarde porque esta foi a noite de um Courtois inspirado.

A borrar a pintura esteve Sergio Ramos. O central espanhol viu o cartão vermelho direto depois de ter parado Gabriel Jesus, que seguia isolado quando já estava 2-1 para os ingleses.

França foi o local para o regresso de Cristiano Ronaldo à competição. O Lyon recebeu e venceu a Juventus, num jogo em que houve vários casos relacionados com a arbitragem.

Já depois de Cristiano Ronaldo ter ficado a pedir penálti por duas vezes, foi a vez de Dybala reclamar grande penalidade, naquele que pareceu ter sido um lance claro para assinalar o castigo máximo.

Mas não foi apenas nestes lances que Cristiano Ronaldo foi protagonista. Também já perto do fim, o internacional português acabou por se "picar" com o antigo jogador do Benfica, Marçal.

Veja também:

Os resumos dos jogos da primeira mão dos oitavos de final.

Os golos dos jogos da primeira mão dos oitavos de final.