Um total de 33 atletas e elementos da equipa de futebol sénior do Louletano Desportos Clube testaram positivo à covid-19, disse esta sexta-feira à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

Segundo a mesma fonte, o primeiro caso foi diagnosticado na quarta-feira e durante o dia de quinta-feira “foi feito o estudo à equipa”, tendo sido decidido que “todos deveriam ser testados” durante esta sexta-feira.

Todos os profissionais foram “colocados em isolamento”, assim como “todos os contacto diretos, quer dos positivos como dos negativos”, acrescentou,

A equipa de futebol sénior do Louletano Desportos Clube está a disputar a Campeonato de Portugal de Seniores.

Os 33 atletas e elementos da equipa de futebol sénior do Louletano Desportos Clube infetados com covid-19 vão recuperar em casa, estando também isoladas cerca de 30 pessoas com quem contactaram.

A delegada de saúde regional do Algarve adiantou que a maioria dos infetados "são muito jovens", sendo que muitos deles "vivem uns com os outros" o que, por um lado, facilitou o contágio mas, por outro, "facilita também o confinamento, porque estão todos juntos".

Esta sexta-feira de manhã, a delegada de Saúde regional de Faro tinha afirmado que a situação epidemiológica no Algarve estava “estabilizada” apesar de a população ter praticamente triplicado, com o aumento de turistas.

Não temos nenhum foco ou surto de grandes dimensões ativo. [Temos] Alguns pequenos surtos, de transmissão familiar ou laboral”, adiantou Ana Cristina Guerreiro na conferência de imprensa quinzenal da Proteção Civil Distrital, em Loulé.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 832 mil mortos e infetou mais de 24,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.815 pessoas das 57.074 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

/ JGR/ATUALIZADA ÀS 20:30