Portugal empatou 2-2 com a França, no último jogo da fase de grupos do Euro2020. Este resultado coloca os pupilos de Fernando Santos no 3º lugar do grupo e garante o apuramento da seleção das quinas para os oitavos de final da competição.

A seleção nacional entrou forte no jogo e, aos 31 minutos de jogo, Cristiano Ronaldo inaugurou o marcador de penálti, após Hugo Lloris ter feito falta sobre Danilo. A resposta francesa chegou no final da primeira parte com Benzema, também de penálti, depois de uma falta de Nélson Semedo sobre Mbappé.

A segunda parte começa com um balde de água fria. Um contra-ataque rápido da equipa francesa e Benzema a finaliza da melhor forma a ofensiva francesa. 

A seleção das quinas não baixou os braços e, aos 60 minutos, o suspeito do costume voltou a marcar. Cristiano Ronaldo voltou a bater da melhor forma uma grande penalidade, igualando Ali Daei, com 109 golos pela seleção.

Com o empate da Alemanha a duas bolas com a Hungria, a França é líder com cinco pontos, à frente da Alemanha e Portugal, ambos com quatro, e da Hungria, que tem apenas dois.

Portugal com Bélgica nos 'oitavos' e pode seguir-se Itália e França

A seleção portuguesa vai jogar em Sevilha contra a Bélgica, no domingo, às 20h, num jogo que será transmitido na TVI.

Nas meias-finais, em Wembley, o cenário também não é muito favorável, com a possibilidade de um reencontro com a França, com a qual hoje empatou a dois golos, ou um embate face à Espanha, sendo também hipóteses Croácia e Suíça.

Quanto aos possíveis adversários na final, também na ‘casa’ do futebol inglês, os possíveis oponentes são Alemanha, Inglaterra, Países Baixos, Dinamarca, Suécia, Ucrânia, País de Gales ou República Checa.

Certo, para já, é um embate com a Bélgica, de Kevin De Bruyne, Romelu Lukaku, Eden Hazard ou do benfiquista Jan Vertonghen, face à qual Portugal tem ligeira vantagem no histórico (seis vitórias, sete empates e cinco derrotas).

Os belgas somam, porém, mais um triunfo (três contra dois) nos sete jogos oficiais entre os dois conjuntos, sendo que nenhum aconteceu numa fase final.