"Todos por Moçambique": dérbi no futebol feminino bateu recorde e angariou 38 mil euros - TVI

"Todos por Moçambique": dérbi no futebol feminino bateu recorde e angariou 38 mil euros

  • BM/JFP
  • 30 mar 2019, 19:09

Num dia em que o menos importante foi o resultado - o Sporting venceu o Benfica por 1-0-, fez-se festa, solidariedade e também recordes

O primeiro encontro de sempre entre Benfica e Sporting bateu o recorde de assistências num estádio de futebol em Portugal na vertente feminina e resultou numa receita no valor de 38.000 euros só ao nível de bilhética, a reverter a favor de Moçambique. As leoas saíram vencedoras por 1-0. Trata-se de uma iniciativa da TVI e da Federação Portuguesa de Futebol, que Marcelo Rebelo de Sousa considerou "excecional".

Este encontro estabeleceu um novo recorde de assistência no futebol feminino. Estiveram 15204 espectadores no Estádio do Restelo.

O jogo terminou com vitória do Sporting, num golo marcado de penálti por Joana Marchão.

Os bilhetes, vendidos a 2,5€, têm a totalidade das receitas a favor das vítimas da tragédia que assolou a Beira. Para além das receitas de bilheteira irem na totalidade para Moçambique, o speaker do estádio anunciou durante o intervalo que os patrocinadores de Benfica e de Sporting doaram dois cheques à Cruz Vermelha Portuguesa, cada um no valor de 5.000 euros.

Entre os mais de 15.000 adeptos, marcaram presença o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, a Ministra da Saúde, Marta Temido, o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo e o embaixador de Moçambique.

O call center de apoio à Beira

Além do montante da bilheteira e dos cheques, está montado um call center na Cidade do Futebol, para onde pode ligar, fazer um donativo e, ao mesmo tempo, falar com caras conhecidas da TVI, tanto do entretenimento como da informação, e outras personalidades que passam por lá.

Fátima Lopes e José Alberto de Carvalho, por exemplo, já marcaram presença e realçaram a importância do evento.

Todas as ajudas são importantes, porque Moçambique precisa", sublinhou a apresentadora.

 

É um ato de inteira justiça e dignidade, porque a catástrofe natural que aconteceu em Moçambique não é da responsabilidade de ninguém. E a ser de alguém é de todos", afirmou o jornalista.

Pode contribuir, de Portugal ou do estrangeiro, através da conta PT50 0010 0000 5721 6910 0014 1.

Além disso, pode ainda contribuir ao ligar para o 761 200 200. O valor da chamada (1€ + IVA) reverte na totalidade para a reconstrução da região da Beira, em Moçambique, onde o ciclone Idai deixou um rasto de destruição.

O dinheiro será entregue à Cruz Vermelha. No hora a que o jogo terminou, já tinham sido angariados 94 mil euros através do call center.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE