França: de campeã do Mundo a palco de agressões - TVI

França: de campeã do Mundo a palco de agressões

A França sagrou-se este domingo campeã mundial de futebol e, durante os festejos, vários foram os episódios de violência nas ruas do país. As autoridades fecharam os Campos Elísios

A França sagrou-se este domingo campeã mundial de futebol pela segunda vez na sua história, 20 anos depois, ao vencer a Croácia por 4-2, na final da 21.ª edição da prova, disputada no Estádio Luzhniki, em Moscovo. Durante os festejos, vários foram os momentos de violência.

Os golos da França foram apontados por Mario Mandzukic (18 minutos), na própria baliza, Antoine Griezmann (38), de grande penalidade, Paul Pogba (59) e Kylian Mbappé (65). Do lado croata, Ivan Perisic (28) e Mandzukic (69) faturaram os dois golos.

Os gauleses tornar-se a sexta seleção a bisar o título mundial, depois de Itália, Uruguai, Brasil, Alemanha e Argentina, sendo que conquistaram o primeiro fora, depois do triunfo em solo gaulês, em 1998, selado com um 3-0 ao Brasil na final.

Violência nos festejos

Em alguns locais das cidades de Paris e Lyon foram registados momentos de tensão e violência entre adeptos e forças de segurança. A polícia foi mesmo obrigada a intervir em massa para encerrar os Campos Elísios, na capital, devido aos confrontos entre adeptos.

As autoridades tentavam controlar a população em euforia, mas algumas pessoas começaram a criar o caos, apedrejando os polícias que, por sua vez, responderam com gás lacrimogéneo.

Nas redes sociais foram partilhados vídeos dos momentos de tensão.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE