Noite soberba para Ruben Amorim em Alvalade, o Sporting goleou o Besiktas por 4-0 e assegura para já o acesso à Liga Europa.

O destaque foi mesmo para Pedro Gonçalves que bisou e recebeu uma ovação de pé do público verde e branco. Já Paulinho, também foi muito acarinhado pelos adeptos após voltar aos golos.

O Sporting entrou em campo com o mesmo onze titular com que defrontou o Vitória de Guimarães. Na baliza, Adán; defesa composta por, Gonçalo Inácio, Coates e Feddal, Porro e Matheus Reis; no meio-campo Palhinha e Matheus Nunes; o ataque ficou encarregue a Sarabia, Paulinho e Pedro Gonçalves.

Os leões entraram mais fortes com Paulinho a desperdiçar duas oportunidades de golo ao minuto dez. Um sinal de que o ponta de lança verde e branco iria voltar a saborear o golo ainda na primeira parte.

Ao minuto 17, Amorim foi forçado a fazer a primeira substituição. Pedro Porro deixou o relvado com queixas na coxa esquerda para dar entrada a Ricardo Esgaio.

À meia-hora de jogo, penálti para o Sporting, Pote foge a defesa turca e acaba por ser carregado nas costas dentro da área do Besiktas. Foi o próprio Pedro Gonçalves a assumir a responsabilidade do castigo máximo e a colocar os leões em vantagem.

Passados apenas sete minutos, Pote voltou a fazer o gosto ao pé e bisou. Após passe de Matheus Nunes, o homem-golo da última temporada deixou Yilmaz pregado ao relvado com uma simulação e rematou sem hipótese de defesa para Destanoglu.

A três minutos do intervalo, foi o grande momento de Paulinho. O ponta de lança ainda fora de área arriscou no um contra um com Montero, acabando por desferir um remate de pé esquerdo a cerca de 20 metros da baliza que só parou no fundo das redes.

Já na segunda parte, Sarabia ia fazendo um golo monumental em Alvalade, que só fio negado pela barra da baliza adversária. Todos esperavam um cruzeiro do internacional espanhol, mas a bola tendeu para o golo e ia surpreendendo Destanoglu.

Por fim o extremo emprestado pelo PSG chegou mesmo ao golo. O cronómetro marcava o minuto 56, quando Sarabia respondeu da melhor forma possível ao cruzamento a rasgar de Matheus Reis.

Para alegria leonina, Ajax venceu o Borussia Dortmund por 3-1. Os alemães ficam assim em igualdade pontual com o Sporting, ambos com seis pontos. Os leões chegam assim às últimas duas jornadas da fase de grupos com possibilidade de seguir em frente na Liga dos Campeões ou caírem para a Liga Europa. Já o Besiktas fica matematicamente fora de ambas as competições.

Nuno Mandeiro