“FC Porto e Benfica ficaram muito aquém na Liga Europa. Foram uma grande desilusão” - TVI

“FC Porto e Benfica ficaram muito aquém na Liga Europa. Foram uma grande desilusão”

  • JGR
  • 28 fev 2020, 19:13

Os comentadores da TVI24, Rui Pedro Braz e Luís Vilar, analisaram esta sexta-feira a atualidade do futebol, no Mais Bastidores

Depois da eliminação do Sporting de Braga, esta quinta-feira marcou uma noite negra para os três grandes, que foram eliminados da Liga Europa. O desastre europeu das equipas portuguesas foi um dos temas em destaque, no Mais Bastidores.

Portugal era o país com maior representação na Liga Europa. Rui Pedro Braz trouxe alguma calma aos críticos das prestações europeias dos clubes portugueses, ao afirmar que a situação é “cíclica” e que não deve ser por uma má noite que se deve achar que “Portugal tem o pior futebol do mundo”.

As derrotas, sublinha, devem levar a uma reflexão profunda sobre o rumo tomado pelo futebol nacional”. O comentador da TVI24 aproveitou para sugerir a implementação da “centralização dos direitos televisivos”, como forma de dar uma maior competitividade ao futebol português.

Só com a centralização dos direitos televisivos é que a Liga de Clubes pode dar ordem aos clubes. De momento, a Liga não tem qualquer poder sobre os clubes”, explicou Rui Pedro Braz.

Já Luís Vilar falou numa noite que só pode ser classificada como “uma grande desilusão”. O comentador foi particularmente crítico de FC Porto e Benfica, que “ficaram muito aquém” daquilo que é habitual.

Jorge Silas, treinador do Sporting Clube de Portugal, poderá ser uma das maiores vítimas do “desaire” dos clubes portugueses na Liga Europa.

Questionado sobre se a saída antecipada de Jorge Silas é um “assumir de culpas” de Frederico Varandas, Luís Vilar rejeitou a ideia, sublinhando que, quando muito, é um “apontar de culpas” do presidente leonino.

Silas tem parte da responsabilidade”, admite. “Estamos em fevereiro e o Sporting já não luta por nenhum título”. “O Sporting é, neste momento, um clube aquém”, acrescentou.

Rui Pedro Braz salientou que a saída de Bruno Fernandes não facilitou a vida de Silas.

Não vejo quem possa ser o substituto de Jorge Silas”, afirmou. “Leonel Pontes podia ser uma boa solução de transição”, disse.

O comentador rejeitou a ideia de o Sporting contratar um treinador um treinador para a próxima temporada, já no final desta época, uma vez que “o primeiro nome para a próxima época é Rúben Amorim”.

O registo de duas vitórias, dois empates e três derrotas nos últimos sete jogos é um dos piores registos do Benfica, na era Bruno Lage. Rui Pedro Braz criticou a recente forma dos encarnados e os reforços de inverno do clube.

Nem os adeptos mais pessimistas podiam imaginar um mês tão negativo para o Benfica”, confessou. “Tudo isto está muito longe daquilo que já foi apresentado pelo Benfica de Bruno Lage”.

As contratações de Dyego Sousa e Julian Weigl deveriam ter trazido uma maior profundidade e um aumento de qualidade ao plantel, no entanto, Rui Pedro Braz acredita que “teoricamente o plantel deveria ter ficado mais forte”.

O que é certo é que as coisas estão a correr manifestamente mal”, conclui Rui Pedro Braz.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE