Musical de Chico Buarque em Portugal - TVI

Musical de Chico Buarque em Portugal

Chico Buarque

Espectáculo brasileiro inicia digressão durante o mês de Maio, com actuações em seis cidades

O musical brasileiro «Gota D'Água», criado por Chico Buarque e Paulo Pontes, vai estar em digressão em Portugal durante o mês de Maio, com espectáculos previstos para seis cidades do país, o primeiro deles em Guimarães, noticia a agência Lusa.

De acordo com a Mandrake, promotora do espectáculo em Portugal, «Gota D¿Água» tem estreia prevista para dia 1 de Maio no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, seguindo depois para Lisboa, onde se apresentará no Centro Cultural de Belém de 6 a 9 de Maio.

Segue-se o Cine-Teatro de Estarreja, a 15 de Maio, depois o Centro de Artes e Espectáculos (CAE) da Figueira da Foz, a 16 de Maio, o Coliseu do Porto, a 20 de Maio, e o Teatro das Figuras, em Faro, a 23 de Maio.

«Gota D'Água» - um espectáculo com direcção geral de João Fonseca e direcção musical de Roberto Burguel - conta com a actriz Izabella Bicalho e o actor Cláudio Lins como figuras principais.

A origem deste musical remonta a 1975, quando Chico Buarque e Paulo Pontes adaptaram a tragédia «Medeia», de Eurípedes, à realidade brasileira, dominada pela censura federal e repressão ideológica.

Com uma grande carga poética, o espectáculo emocionou na altura a crítica e o público, tornando-se um grande sucesso no Brasil.

Passados 30 anos, o espectáculo foi apresentado numa abordagem contemporânea, com novos arranjos musicais, tendo recebido vários prémios no país, tendo estreado no Rio de Janeiro em 2007.

Nesta nova versão, a personagem feminina, Joana, é uma mulher batalhadora que vive nos subúrbios de uma grande cidade brasileira, a Vila do Meio-Dia, e que um dia é abandonada pelo marido, que a troca por uma mulher muito mais jovem e rica, filha de Creonte.

Enquanto a mulher fica destroçada pela dor da traição, Jasão, o ex-marido, vive dias de felicidade ao lado de Alma, desfrutando do sucesso do samba «Gota D'Água», que não pára de passar nas rádios da cidade.

«O que será (à flor da pele)», «Partido Alto», «Gota D¿Água», «Comadre Joana», «Vila do Meio Dia», «Paó» e «Virgem Matriaracarum», são alguns dos temas interpretados ao vivo neste espectáculo.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos