Redução da TSU é «muito útil para a economia» - TVI

Redução da TSU é «muito útil para a economia»

Augusto Mateus

Mas tem de ser implementada «com cuidado e sem favorecer o sector não transaccionável», defende Ausgusto Mateus

Relacionados
O economista Augusto Mateus defendeu esta terça-feira que a redução da Taxa Social Única (TSU), uma das medidas negociadas entre o Governo e a troika, é uma medida «interessante» e «muito útil à economia», mas precisa de ser bem pensada».

«A redução da TSU não resolve todos os problemas, mas é uma medida interessante e muito útil se for bem pensada e bem aplicada», disse o antigo ministro da Economia, citado pela Lusa, à margem da apresentação do relatório da Caixa Geral de Depósitos (CGD) dedicado ao Desenvolvimento da economia portuguesa 2010.

Para Augusto Mateus, que é o coordenador técnico e científico do relatório, esta medida «pode compensar o sector exportador com alguma rendibilidade», desde que seja implementada «com cuidado e sem favorecer o sector não transaccionável».

A descida dos preços das empresas que beneficiem da redução da TSU de forma a compensar os consumidores que poderão ver subir o IVA na sequência desta medida é defendida pelo especialista, a exemplo do que têm dito vários economistas nas últimas semanas.

«Tem de ser estudada, mas pode ser muito útil à economia portuguesa se for bem executada», acrescentou Augusto Mateus, sublinhando que «o novo Governo terá que fazer bem as conta».

A redução da TSU é uma das medidas que consta do memorando assinado entre Portugal e a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional, no âmbito do plano de ajuda ao país, visando tornar as empresas portuguesas mais competitivas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE