Licenciatura: BE quer explicações de Sócrates - TVI

Licenciatura: BE quer explicações de Sócrates

  • Portugal Diário
  • 10 abr 2007, 17:37

Para que esclareça se favoreceu ou foi favorecido por alguma universidade privada

O coordenador da comissão política do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, defendeu esta terça-feira que o primeiro-ministro, José Sócrates, deve esclarecer publicamente se favoreceu ou foi favorecido por alguma universidade privada, escreve a Lusa.

«O que é importante e indispensável saber é se o primeiro-ministro em algum momento favoreceu uma universidade ou se a universidade em causa o favoreceu a ele em algum momento da sua vida. O favorecimento não poderia nunca ser aceitável e sobre isso deve haver explicações», afirmou Francisco Louçã, em declarações aos jornalistas, na sede do BE, em Lisboa.

Louçã, que foi o primeiro líder partidário a prestar declarações públicas sobre a polémica em torno do currículo de José Sócrates, foi cauteloso nas afirmações e disse «fazer a distinção» entre a vida privada e a responsabilidade pública.

O deputado argumentou que falou agora sobre o assunto porque a questão «se misturou» com o encerramento compulsivo da Universidade Independente, anunciado terça-feira pelo ministro Mariano Gago numa conferência de imprensa em que o titular da pasta do Ensino Superior também se pronunciou sobre o currículo académico do primeiro-ministro.

«No contexto do debate sobre a Universidade Independente, tem sido muito discutida a evolução do curso do primeiro-ministro. (. . .) Há uma questão maior, que é saber da relação entre empresas e interesses privados e responsáveis públicos. Essa é a primeira questão e é por ela que se deve começar», defendeu.

Louçã considerou que «saber se foi 10 ou 17 valores, se faltava às aulas ou se não faltava, não interessa, não é relevante, não é politicamente significativo». Para Louçã, «teria sido bom» que José Sócrates tivesse esclarecido o assunto há mais tempo.

Questionado sobre o facto, hoje conhecido, de José Sócrates surgir na Biografia dos Deputados da Assembleia da República como licenciado em Engenharia Civil em 1993, um diploma que apenas obteve em 1996 na Universidade Independente, Francisco Louçã disse apenas esperar que «seja esclarecido».
Continue a ler esta notícia