Castigos a André André e Coates? Saiba o que está em causa - TVI

Castigos a André André e Coates? Saiba o que está em causa

FC Porto-Nacional (Lusa)

Conselho de Disciplina decidirá terça-feira se os jogadores de FC Porto e Sporting que viram cartão vermelho na pré-época serão suspensos ou apenas alvo de multa e repreensão. Castigo de um jogo poderá ser cumprido num jogo particular ainda antes do arranque da Liga

André André e Sebastián Coates foram expulsos nos jogos particulares de FC Porto e Sporting, respetivamente, frente ao V. Guimarães, mas poderão cumprir um eventual castigo nos particulares antes do arranque da Liga.

O médio portista e o defesa sportinguista viram cartão vermelho direto e a punição será decidida na reunião do Conselho de Disciplina (CD), na próxima terça-feira, sustentada pelo que foi escrito no relatório dos árbitros.

De acordo com Lúcio Correia, especialista em direito desportivo, não é obrigatório haver processo disciplinar em casos de expulsões em jogos particulares: «O CD poderá decidir-se por uma sanção de um jogo ou mais, mas geralmente nestes casos o castigo não deverá ir além de uma multa e de repreensão, que será o mais adequado atendendo às circunstâncias e o que provavelmente acontecerá.»

No caso de ser aplicado um jogo de suspensão, por exemplo, esse castigo pode ser cumprido num dos jogos particulares, como explica Jerry Silva.

«Os jogos particulares são oficiais e contam para cumprimento de castigo. Apesar de haver alguma confusão, o que não é oficial é o jogo-treino», defende o especialista em direito desportivo, evocando o artigo 4.º do Regulamento de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). A alínea Z é explícita relativamente ao que é um jogo oficial e enquadra também nesta categoria «os particulares ou amigáveis em que intervenham árbitros designados pela FPF, pela Liga ou pelas associações distritais e regionais».

Jerry Silva recorda ainda um particular entre Freamunde e Benfica, há mais de duas décadas, em que o capitão dos encarnados António Veloso foi expulso, o que levou ao esclarecimento das regras: «Esse caso levantou um problema: se por um lado havia um árbitro destacado pela Associação de Futebol do Porto que enviou o relatório para o Conselho de Disciplina a relatar a expulsão, por outro esse jogo não havia sido comunicado à FPF. Levantou-se então a discussão se esse jogo deveria ser considerado oficial ou não, e consequentemente se essa expulsão devia de dar castigo, o que levou à redação mais explícita da regra.»

Com efeito, os jogos particulares passaram a contar para a aplicação e para o cumprimento de castigos.

No caso concreto de Coates, o Sporting poderá jogar pelo seguro e, antecipando um eventual castigo de um jogo, fazê-lo cumprir a priori um possível castigo de um jogo: ou seja, deixar de fora o defesa-central uruguaio no Troféu Cinco Violinos, este sábado, frente à Fiorentina, em Alvalade. Uma vez que este será o último jogo particular do Sporting antes do arranque da Liga, que para os leões começa já na próxima sexta-feira.

Para o FC Porto a gestão poderá fazer-se mais em cima do acontecimento e André André poderá até participar no jogo de apresentação contra o Deportivo da Corunha, domingo, no Estádio do Dragão. Isto porque, na eventualidade de o CD aplicar um castigo de um jogo para o médio portista na terça-feira, ele poderá cumpri-lo no jogo de quarta-feira, em Barcelos, frente ao Gil Vicente – um particular que não estava previsto e foi anunciado há dois dias.

Continue a ler esta notícia