TVI24

Marcelo Rebelo de Sousa "off dutty" em 2018

1

Marcelo Rebelo de Sousa é muito mais do que o Presidente da República. Ele é abraços, ele é beijinhos, ele é selfies, ele é "o Presidente dos afetos". Fura o protocolo, caminha quando devia deslocar-se de carro, dança, canta e dá mergulhos, muitos mergulhos. 

Selecionámos alguns dos momentos mais marcantes de Marcelo Rebelo de Sousa, em 2018, em que o homem foi além das funções de Presidente. 

Fez questão de passar os (poucos) dias de descanso em regiões afetadas pelo fogo e deu mergulhos em Tondela e Pedrógão Grande. Foi celebrar o Dia de Portugal aos Açores e fez questão de... dar uns mergulhos. Foi árbitro de um jogo de amadores em São Tomé, despediu-se da sua grande vocação - o Ensino. 

Mas Marcelo Rebelo de Sousa mostrou, por várias vezes, o seu lado humano. Além de almoços e jantares que ajudou a servir a sem-abrigo, foi às compras para o Banco Alimentar. Levou as câmaras de televisão atrás, para alertar a opinião pública para as causas que apoia. 

2
Marcelo Rebelo de Sousa convenceu tetraplégico a desmobilizar

A conversa com um tetraplégico em protesto

Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu convencer um tetraplégico que estava em protesto em frente à Assembleia da República a desmobilizar. O Presidente da República esteve no local onde o homem estava, enjaulado, há três dias, a contestar a falta de apoios prometidos pelo Estado e reclamando uma vida mais independente e com maior autonomia.

3
Marcelo gastou 222 euros em bens para o Banco Alimentar

Às compras para o Banco Alimentar

Em pleno de fim de semana de campanha do Banco Alimentar, Marcelo Rebelo de Sousa também foi às compras. Durante mais de uma hora e meia, o Presidente foi enchendo dois carrinhos, com feijão, arroz, atum, salsichas, massas, papas, leite e água, num total de mais de 220 euros de produtos que serão esta noite entregues ao Banco Alimentar. 

Quis dar o exemplo aos portugueses e deixou um recado: "Quem mais tem, mais tem obrigação de dar".

"Eu tenho mais obrigação porque sou favorecido, sou privilegiado, e quem é privilegiado tem de dar mais", reforçou o chefe de Estado.

 

4
Marcelo na universidade

A última aula do professor Marcelo

A 20 de setembro, o Presidente da República despediu-se da "fascinante aventura" do ensino como professor universitário de Direito, que disse ser a "verdadeira vocação" da sua vida, a partir da qual fez tudo o mais.

Veja, na íntegra, a última aula de Marcelo Rebelo de Sousa e veja as imagens do dia em que o Professor disse adeus à Universidade.  

5
Marcelo quer medidas para fixar pessoas no interior

As férias em Pedrógão Grande

Prometeu e cumpriu: no final de agosto, o Presidente passou uns dias de férias em Pedrógão Grande que serviram para chamar a atenção para a desertificação do interior. 

6
8 FOTOS

As férias em Tondela

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontra já em período de férias, esteve esta manhã na praia fluvial de Nandufe, em Tondela
7
Marcelo e Costa cantam "A Minha Casinha", em homenagem a Zé Pedro

Homenagem a Zé Pedro no Rock in Rio

A 29 de junho, Marcelo Rebelo de Sousa juntou-se aos Xutos e Pontapés e uniu a sua voz à de outros políticos portugueses e de de outras figuras públicas, numa homenagem a Zé Pedro, no palco do Rock in Rio, em Lisboa.

8
11 FOTOS

O Presidente sente-se mal em Braga

A 23 de junho, o Presidente pregou um susto aos portugueses. Durante uma visita ao Bom Jesus de Braga, num dia de muito calor, Marcelo Rebelo de Sousa sentiu-se mal e quase desmaiou.

Mais tarde, explicou que foi vítima de uma gastroentrite aguda, o que provocou o mal estar.  

9
6 FOTOS

Mergulho nos Açores

10
Marcelo sai "de alma cheia" e a dançar do Príncipe

O jogo da bola e a dança em São Tomé e Príncipe

Há 18 anos que um Presidente da República Portuguesa não visitava São Tomé e Príncipe. Em fevereiro, Marcelo rompeu o interregno e obrigou até o primeiro-ministro santomense a embarcar na rota dos afetos. 

Veja aqui as imagens da visita de Marcelo Rebelo de Sousa a São Tomé, onde até houve lugar para um jogo de futebol. 

11
Marcelo encontrou o "amigo Nélson" na noite em que esteve com os sem-abrigo

Marcelo encontrou o "amigo Nélson" na noite em que esteve com os sem-abrigo

A 6 de fevereiro, numa das noites mais frias do ano, o Presidente da República ouviu desabafos e partilhou afetos