O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, convidou o primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, para uma reunião em Bruxelas na quarta-feira, na véspera do início do Conselho Europeu. A informação foi avançada pela porta-voz do executivo comunitário.

Pia Ahrenkilde indicou que Durão Barroso e Lucas Papademos mantiveram uma conversa telefónica no domingo, na qual o presidente da Comissão convidou o primeiro-ministro grego para uma reunião de trabalho em Bruxelas, cerca de uma semana depois de o Eurogrupo ter acordado um segundo pacote de assistência financeira à Grécia.

A porta-voz acrescentou que na reunião, que deverá durar cerca de duas horas, serão abordadas questões como ações imediatas que podem ser tomadas para promover o crescimento no país, designadamente através da implementação de fundos estruturais, assim como a questão do combate ao desemprego entre os jovens, já que a Grécia é um dos oito países - Portugal incluído - para os quais Bruxelas enviou equipas de ação para ajudar a combater o fenómeno.

Na reunião de quarta-feira participarão ainda diversos comissários, designadamente os titulares das pastas dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, da Política Regional, Johannes Hahn, do Emprego, László Andor, e do Orlamento, Janusz Lewandowski.