Bancos começam hoje a comunicar possível incumprimento das empresas - TVI

Bancos começam hoje a comunicar possível incumprimento das empresas

(arquivo)

Obrigatoriedade aplica-se aos bancos, Caixa Central, caixas de crédito agrícola mútuo e caixas económicas residentes no território português

Os bancos passam a partir de hoje a comunicar ao Banco de Portugal a probabilidade de incumprimento de empresas suas devedoras com sede em Portugal, seguindo a instrução do regulador relativa à comunicação das responsabilidades decorrentes de operações de crédito.

A comunicação de informação ao Banco de Portugal ao abrigo da presente Instrução [número 11/2016, publicada a 15 de setembro] inicia-se no dia 01 de novembro de 2016, com o reporte dos saldos de responsabilidades de crédito e probabilidades de incumprimento referentes a outubro de 2016", lê-se no documento do Banco de Portugal.

Esta obrigatoriedade aplica-se aos bancos, Caixa Central e caixas de crédito agrícola mútuo e caixas económicas residentes no território português.

E a cada empresa, o banco tem de determinar um cálculo de probabilidade entre 0.00 a 1.00, com o reporte dos saldos de responsabilidades de crédito e probabilidades de incumprimento referentes a outubro de 2016.

Em cada comunicação a que as instituições financeiras estão agora obrigadas tem de ser indicada a data de referência dos elementos contabilísticos que foram usados para calcular a probabilidade de incumprimento e também o modelo e segmento de risco em causa. A probabilidade deve ser calcula com base num método aprovado pelo Banco de Portugal. 

Continue a ler esta notícia