Morreu Henrique Medina Carreira - TVI

Morreu Henrique Medina Carreira

  • 3 jul 2017, 21:23

Medina Carreira tinha 86 anos. Era comentador da TVI desde 2011

Morreu o fiscalista e antigo ministro das Finanças, Henrique Medina Carreira, confirmou a TVI. Medina Carreira morreu esta segunda-feira num hospital de Lisboa, vitima de doença prolongada.

Medina Carreira tinha 86 anos. Era comentador da TVI desde 2011. Em 2012, o programa "Olhos nos Olhos" deu lugar a um livro, escrito em parceria com Judite de Sousa. 

Além do livro "Olhos nos Olhos", escreveu também “O Fim da Ilusão”, “Portugal, Que Futuro?” e “O Dever da Verdade”.

Reveja aqui os últimos comentários de Medina Carreira na TVI24.

Foi militante do Partido Socialista, mas rompeu com o partido em 1978. Apoiou a candidatura de Cavaco Silva à Presidência em 2006.

Após o 25 de Abril, foi nomeado administrador, por parte do Estado, do Banco Internacional Portugal.

Medina Carreira esteve no Governo em 1975, no VI Governo provisório, era Pinheiro de Azevedo primeiro-ministro. Era subsecretário de Estado do Orçamento do ministro Francisco Salgado Zenha. Em junho de 1976, assumiu a pasta das Finanças do primeiro constitucional, no Governo chefiado por Mário Soares.

Foi já como ministro das Finanças - pasta que assumiu até janeiro de 1978 - que liderou as negociações com Fundo Monetário Internacional (FMI) com vista à obtenção de um empréstimo de 750 milhões de dólares.

Em entrevista ao Jornal de Negócios, em 2009, Medina Carreira recordou que ser ministro das Finanças era "um lugar melindroso", porque "todos os dias se negava dinheiro às pessoas. É um lugar de combate e de grande antipatia nas decisões".

Não era uma atração ser ministro das Finanças. Num país rico e próspero, deve ser agradável", disse.

Fez carreira na advocacia, consultoria de empresas e ensino universitário. Deu aulas no Instituto Superior de Gestão, Instituto Universitário de Lisboa e Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais.

A par da sua carreira profissional, foi membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, membro do Conselho Fiscal da Fundação Oriente, vice-presidente do Conselho Nacional do Plano, vogal do Conselho de Administração da Expo'98, presidente da Comissão de Reforma de Tributação do Património (nomeado por António Sousa Franco), presidente da Direção da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores e vogal eleito do Conselho Superior da Companhia de Seguros Sagres.

Nos últimos anos, Medina Carreira fazia-se acompanhar - nas participações em debates e televisivas - com estatísticas e gráficos que atestavam o galopar dos gastos públicos e da dívida de Portugal, criticando opções dos sucessivos governos.

Na entrevista publicada pelo Jornal de Negócios, em 2009, Medina Carreira dizia não ter medo da morte, mas "da maneira de morrer".

Defendo que desde a nascença devíamos ser portadores de uma ampola com cianeto de potássio. (...) Acho que devíamos ser senhores do nosso fim. Não devíamos discutir eutanásia e testamento vital: era uma ampolazinha de cianeto de potássio. Mas isto é doutrina que nunca pegará, como é óbvio."

Henrique Medina Carreira nasceu em Bissau a 14 de janeiro de 1931. Formou-se em Direito e em Engenharia Mecânica e frequentou o curso de Economia do Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, em Lisboa. 

 

Continue a ler esta notícia