BCP fora da corrida ao Novo Banco - TVI

BCP fora da corrida ao Novo Banco

Na corrida ao herdeiro do BES continuam BPI, Apollo Management/ Centerbridge e Lone Star. Prazo termina às 17:00 desta sexta-feira

O Millenium BCP não vai entregar uma proposta vinculativa para comprar o Novo Banco, segundo apurou a TVI. 

O prazo para os candidatos à compra do Novo Banco - o banco "bom" que resultou do fim do Banco Espírito Santo - apresentarem as propostas finais termina às 17:00 desta sexta-feira. Na corrida ao "herdeiro do BES" continuam BPI, Apollo Management/ Centerbridge e Lone Star.

Caso falhe esta segunda tentativa de venda direta, deverá ser aberto um outro processo, para a alienação em bolsa. E, nesse cenário, é já conhecido o interesse dos chineses do Minsheng Financial. O Santander Totta também já fez saber que estará atento.

3 de agosto de 2014, o Banco de Portugal tomou o controlo do Banco Espírito Santo, depois do banco ter apresentado prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros.

Em julho passado, o Governo informou a Comissão Europeia que não considerava a possibilidade de realizar uma nova ajuda estatal ao Novo Banco, acrescentando que, se o banco não for vendido até agosto de 2017, entrará num processo de liquidação.

Recentemente, em entrevista à TVI, o primeiro-ministro, António Costa, voltou a frisar que o setor financeiro é "uma prioridade" e compromete-se a estabilizar o setor até final do ano. Sobre o novo bano, mostrou-se otimista.

Continue a ler esta notícia