BPI: CaixaBank satisfeito com "ok" de Bruxelas à OPA - TVI

BPI: CaixaBank satisfeito com "ok" de Bruxelas à OPA

BPI (Foto: Nuno Miguel Silva)

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira a proposta de aquisição do BPI pelos espanhóis do CaixaBank

Relacionados
O CaixaBank considera que a aprovação, por parte da Comissão Europeia, da OPA lançada pelo CaixaBank sobre o BPI é "uma decisão positiva dentro do normal desenvolvimento da oferta" e permitirá "continuar a avançar no processo" de aprovações necessárias para que os acionistas do BPI possam conhecer todos os detalhes da oferta.

A informação consta de uma declaração escrita enviada à  Lusa por fonte oficial da empresa.

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira a proposta de aquisição do BPI pelos espanhóis do CaixaBank, após concluir que a operação não levantaria preocupações ao nível das regras europeias de concorrência.

Segundo o executivo comunitário, que tinha até 13 de maio para se pronunciar sobre a notificação, recebida a 07 de abril, da OPA do CaixaBank sobre o BPI, as quotas de mercado combinadas das duas instituições bancárias “são muito baixas”, pelo que não há risco de distorções ao nível da concorrência.

Em fevereiro, o catalão CaixaBank, maior acionista do BPI, com 44,1% do capital, anunciou a intenção de lançar uma OPA sobre o banco liderado por Fernando Ulrich.

Segundo o anúncio preliminar, o CaixaBank condiciona a oferta à eliminação do limite de 20% dos direitos de voto atualmente existente no BPI (apesar dos 44% de capital social que detém, o CaixaBank vota apenas com 20%) e a que a oferta supere os 50% do capital.

O CaixaBank propõe adquirir a maioria do capital do BPI por 1,329 euros por ação.

 
Continue a ler esta notícia

Relacionados