Comissão de inquérito ao Banif já tem oito audições marcadas - TVI

Comissão de inquérito ao Banif já tem oito audições marcadas

Ex-administradores Marques dos Santos e Jorge Tomé são os primeiros a ser ouvidos. Vítor Gaspar, Maria Luís Albuquerque e o administrador demissionário do Banco de Portugal, António Varela também entram no leque das primeiras audições

As audições da comissão parlamentar de inquérito ao Banif vão começar no próximo dia 29 de março, uma terça-feira.  Os ex-administradores do banco Marques dos Santos e Jorge Tomé serão os primeiros a ser ouvidos, de um total de cerca de 60 audições expectáveis, revelou o presidente da comissão de inquérito, o deputado comunista João Filipe. 

Ficaram já calendarizadas oito audições, no total. Para além daquelas duas primeiras, será ouvido a 30 de março Luís Amado, também responsável do Banif.

Depois, irão ao parlamento responsáveis do Banco de Portugal e agentes políticos. A 31 de março será a vez de António Varela, administrador do banco central, que anunciou esta semana a sua demissão do Banco de Portugal. Varela representou o Estado na administração do banco, quando a maioria do capital foi público. Saiu para a administração do Banco de Portugal onde ocupava, até agora, o pelouro da supervisão.

Na agenda, para a semana seguinte, já abril, estão definidas quatro audições: o antigo ministro das Finanças Vítor Gaspar regressa ao Parlamento para ser ouvido dia 5 de abril de manhã. No mesmo dia, à tarde, também será ouvido pelos deputados o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

A antiga ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, vai à comissão de inquérito no dia seguinte, a 6 de abril. A também deputada do PSD tem sido alvo de polémica precisamente por ter sido contratada para trabalhar numa gestora de dívida com sede em Londres, que tem o Banif como um dos clientes. 

O atual ministro das Finanças, Mário Centeno, presta depois declarações a 7 de abril.

O CALENDÁRIO

29/03

Marques dos Santos (ex-administrador)

Jorge Tomé (ex-administrador)

30/03 Luís Amado (ex-administrador)
31/03 António Varela (administrador demissionário do Banco de Portugal)
05/04

Vítor Gaspar (ex-ministro das Finanças)

Carlos Costa (Governador do Banco de Portugal)

06/04 Maria Luís Albuquerque (ex-ministra das Finanças)
07/04 Mário Centeno (atual ministro das Finanças)
   
   

António Filipe reconheceu que alguns dos depoimentos poderão acontecer por escrito, nomeadamente no que diz respeito a entidades internacionais ou a responsáveis políticos que podem utilizar esse mecanismo, casos de Pedro Passos Coelho, antigo primeiro-ministro, e António Costa, atual chefe do Governo, chamados a falar à comissão de inquérito.

Avaliar o "comportamento da autoridade de supervisão financeira, o Banco de Portugal, sobre o caso Banif, é um dos objetivos da comissão parlamentar de inquérito sobre a venda do banco ao Santander.

Continue a ler esta notícia