Portugal e Espanha com maiores descidas no desemprego da OCDE - TVI

Portugal e Espanha com maiores descidas no desemprego da OCDE

Desemprego

No conjunto da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, o desemprego estabilizou nos 6,2%. Nestes dois países, taxa está ainda muito acima da média, mas a boa notícia é que foram aqueles que tiveram a maior quebra em 35 países

Portugal e Espanha tiveram as maiores quedas no desemprego entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. No conjunto da OCDE, o desemprego estabilizou nos 6,2% em dezembro.

Por cá, a taxa está consideravelmente acima da média, nos 10,2% em dezembro, e mais ainda em Espanha (18,4%), mas estes países foram aqueles que apresentaram as maiores descidas, de três décimas. E, recorde-se, pertencem à OCDE 35 países.

De acordo com os dados divulgados por aquela organização, nos países membros havia 38,5 milhões de desempregados em dezembro, mais 5,9 milhões do que antes de se fazerem sentir os efeitos da crise, em abril de 2008.

Do total de desempregados na OCDE, 520 mil dizem respeito a Portugal. Se fizermos as contas ao último trimestre de 2016, a taxa de desemprego foi de 10,5% em Portugal. A estabilização é "boa", mas o Presidente da República quer "mais".

O desemprego anual de 2016 caiu para valores de 2010.

 

Continue a ler esta notícia