IRS: prazo para validar faturas termina quarta-feira - TVI

IRS: prazo para validar faturas termina quarta-feira

Site do efatura com problemas

Orçamento do Estado para 2017 diz que as despesas com alimentação dos alunos são dedutíveis em sede de IRS, independentemente da entidade que presta o serviço

Os contribuintes têm até quarta-feira para validar muitas das faturas pendentes no sistema e-fatura. Para garantir uma poupança no IRS, é essencial que todas as faturas sejam validadas e colocadas nas categorias corretas.

É preciso confirmar faturas de supermercado, restaurantes, hotéis, cabeleireiros e oficinas, entre outras.

As faturas de farmácias também surgem muitas vezes pendentes, devido ao fato das Finanças pedirem mais informação, concretamente em recibos com IVA a 23%. Ou porque, por vezes, a entidade que emitiu a fatura tem vários códigos de atividade económica, como é o caso dos supermercados.

Continua a ser possível inserir à mão, na declaração de IRS, as deduções com saúde, educação, imóveis e lares.

As despesas com cantinas escolares são dedutíveis como despesas de educação. Ou seja, caso tenha faturas de refeições escolares, emitidas por empresas de restauração, pode inserir na mesma esses valores como despesas de educação, na declaração de IRS.

Essa declaração tem de ser feita manualmente e os recibos guardados para o caso de inspeção.

O Orçamento do Estado para 2017 diz que as despesas com alimentação dos alunos são dedutíveis em sede de IRS, independentemente da entidade que presta o serviço.

Já os encargos com rendas, hospitais e escolas só surgem em março, numa outra página do espaço e-fatura.

Continue a ler esta notícia