Não se pode dizer que a Nintendo tenha abraçado totalmente o mundo dos jogos para aplicações móveis mas o sucesso inicial do Pokémon Go já dá sinais aos jogadores e investidores dos ganhos que podem obter se a empresa japonesa decidir ir mais longe nesta aposta.
A criadora de jogos como o Super Mario e o Zelda adicionou mais de seis milhões de euros à sua capitalização bolsista desde que, no dia 7 de julho, lançou a nova aplicação para smartphone que lhe permite perseguir monstros.
O boneco pequenino, amarelo e com um ar inofensivo mas que quando se transforma é investido por um poder sobrenatural que vence qualquer vilão - o Pikachu é o mais conhecido - desde que ganhou nova vida está a dar milhões à criadora.
O jogo, que permite aos utilizadores escolherem Pokémons virtuais nas imediações do local onde se encontrem, chegou ao topo das aplicações gratuitas nos Estados Unidos, na Austrália e Nova Zelândia, segundo a pesquisa de mercado da App Annie, citada pela Bloomberg.
Um sinal da grande adesão ao jogo é que as pessoas vão para grandes áreas para jogar Pokémon Go. Isto porque a aplicação incentiva os utilizadores a caminharem pela rua para encontrarem "monstros", para treinarem e entrarem em luta com outros. Todos de olhos agarrados ao ecrã dos telemóveis. Nas ruas, à caça de monstros.
A Bloomberg fala de casos em que os jogadores procuram Pokemons de difícil acesso nos sítios mais improváveis, ou de um par de jogadores, na Nova Zelândia, que chegou a alugar um caiaque para prender um monstro no meio da baía de Wellington.
As autoridades rodoviárias dos EUA já alertaram para que os jogadores não conduzam enquanto jogam. O alerta foi deixado na página oficial do Twitter.
"Esta é um pouco da magia Nintendo", disse Serkan Toto, fundador da consultora Kantan Games, especializada em jogos móveis japoneses.
É a primeira vez que um jogo móvel criou um 'buzz' como este, pelo menos nos EUA”, acrescenta.
As ações da Nintendo responderam com a maior valorização desde 1983, quando entrou na bolsa de Tóquio, só na segunda-feira subiu 25%.