Euro cai para mínimo de 14 anos face ao dólar - TVI

Euro cai para mínimo de 14 anos face ao dólar

Dinheiro [Reuters]

Moeda dos Estados Unidos disparou após a declaração da Reserva Federal e continuou a valorizar esta quinta-feira, escalando 0,8% face a um conjunto de moedas dos principais pares

O dólar disparou para os níveis mais altos em 14 anos esta quinta-feira, depois que a Reserva Federal norte-americana (Fed) ter subido a taxa de juro pela primeira vez em um ano e ter sugerido que as taxas nos EUA poderiam subir, em 2017, a um ritmo mais rápido do que os investidores antecipavam.

Um euro vale a esta hora 1,049 dólares. Câmbios que não se viam desde dezembro de 2002.

O aumento de 25 pontos base na taxa de juro de referência do banco central da maior economia do muno já era esperado pelos mercados financeiros. Foi o sinal de que as taxas, provavelmente, aumentarão três vezes em 2017 - mais do que as duas vezes previstas na reunião da Fed em setembro.

A reunião de política da Fed foi a primeira desde a vitória da eleição norte-americana de Donald Trump, que é vista como impulsionadora da inflação e do crescimento.

O dólar disparou após a declaração do Fed na noite de quarta-feira e continuou a valorizar esta quinta-feira, escalando 0,8% face a um conjunto de moedas dos principais pares, segundo a Reuters.

Mas nem todos os traders e analistas consideraram a declaração da presidente da Fed, Janet Yellen um sinal determinante de que os juros vão voltar a subir. 

A previsão macroeconómica está inalterada e os pontos mudaram apenas muito ligeiramente. Subiram 25 pontos base, mas a média só subiu 6 pontos base ", disse Thomas Flury, diretor de estratégia cambial da UBS Wealth Management em Zurique, citado pela Reuters.

 

Yellen realçou que as incertezas são excecionalmente altas, e sabemos que quando as incertezas são altas, a Fed é mais moderada do que arrojada", acrescentou.

Euro face ao Dólar desde dezembro de 2002 até ao mínimo de 1,049 dólares 

 

 

Continue a ler esta notícia