A Comissão Europeia deverá apresentar antes da cimeira da próxima semana um plano para facilitar o financiamento às PME, que envolverá o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco Europeu de Investimento (BEI), anunciou esta segunda-feira o comissário Olli Rehn.

O comissário europeu para os Assuntos Económicos, que falava numa audição conjunta das comissões de Assuntos Económicos e Monetários e de Emprego e Assuntos Sociais do Parlamento Europeu, em Bruxelas, disse que o executivo comunitário esperar dar a conhecer a proposta «antes da cimeira» de líderes europeus, agendada para 27 e 28 de junho, na capital belga, adianta a Lusa.

Olli Rehn explicou, sem entrar em pormenores, que a preparação da proposta que permitirá auxiliar as Pequenas e Médias Empresas (PME) está a ser preparada, em conjunto, pela Comissão Europeia, o BEI e o BCE.

O comissário defendeu ser «muito importante» que os líderes europeus apoiem esta iniciativa para que haja resultados visíveis ao nível da «redução dos custos de financiamento das PME».

No que respeita a Portugal, recorde-se que, na semana passada, a Comissão Europeia, o BEI e o Governo português chegaram a um acordo para a disponibilização de empréstimos às PME.