O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, foi eleito esta quinta-feira com 98% dos votos para presidente da Associação de Turismo do Porto, indo acumular ambos os cargos, confirmou o próprio à Lusa.

São razões mais do que suficientes para estar de facto feliz pela eleição e muito feliz por este sinal tão expressivo dado pelos associados numa eleição participada e onde foi dado um claro sinal a estes novos órgãos sociais”, declarou à agência Lusa Luís Pedro Martins, depois de saber que a Lista N ganhou por “98% dos votos” a eleição para os novos representantes da ATP.

A eleição como presidente da ATP – Associação de Turismo do Porto, a agência de promoção externa do Porto e Norte, decorreu esta quinta-feira no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, no Porto.

Esta eleição como presidente também da ATP é de facto um dos bons exemplos da capacidade que este setor tem no Norte do país de agregar e de unir. E isso importa aqui saudarmos também e relevar”, considerou Luís Pedro Martins.

Ser o novo presidente da ATP é para Luís Pedro Martins uma “honra” e uma responsabilidade”.

Presidindo hoje às duas instituições, que representam o setor do turismo na região, e tendo merecido essa honra e essa enorme responsabilidade, penso que estão agora criadas todas as condições para finalmente podermos ter uma estratégia comum para a região, articular e coordenar campanhas de promoção interna e campanhas de promoção externa, trabalhar em conjunto temas tão importantes para todos os associados como a comercialização, enfim dar um grande contributo para que o setor do turismo cumpra aquele que é também um grande desígnio de todos nós, que é de contribuirmos para a coesão territorial e social da região do Porto e Norte

A Lista N, a única que foi a votos esta quinta-feira no Porto, era composta na direção pelo representante da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, pelo representante da Câmara do Porto, Ricardo Valente, pelo representante da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho, representante da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, da Ana Aeroportos representando por Fernando Vieira, Fundação Serralves, Ana Pinho, entre outros representantes de classes setoriais da hotelaria e restauração.

Turismo Porto e Norte pede ao Governo “discriminação positiva” para o setor

 

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) pediu esta quinta-feira ao Governo “discriminação positiva” para o setor, por ser “muito importante” para o país, mas sobretudo por “levar por arrastamento” outras áreas de atividade.

O Governo tem de perceber que as empresas, até os turistas voltarem, têm de sobreviver, como os postos de trabalho, porque depois dá-se o caricato de termos turistas, mas não empresas”, disse Luís Pedro Martins, à margem da inauguração do posto de turismo do Alto Tâmega, em Chaves.

O turismo quando está bem leva “por arrastamento” uma série de outros setores e o mesmo ocorre quando está mal, vincou Luís Pedro Martins.

Esperamos sobreviver este ano”, afirmou, apontando o regresso à normalidade no setor na Páscoa de 2021.

. / HCL