Egan Jones põe rating de Espanha em quase lixo - TVI

Egan Jones põe rating de Espanha em quase lixo

Bandeira de Espanha

País tem elevado desemprego, PIB em queda e probabilidade de aumentar a dívida para ajudar banca e comunidades

Relacionados
A agência de notação financeira Egan Jones cortou a classificação da dívida espanhola num degrau, de «BBB» para «BBB-». O rating do país vizinho está agora apenas um nível acima da categoria de lixo.

De acordo com a agência norte-americana, a probabilidade de Espanha entrar em bancarrota no ano que vem é de apenas 2,3% e o corte de notação deve-se à queda do Produto Interno Bruto (PIB) e ao crescimento do nível da dívida.

A Egan Jones considera «provável» que a dívida pública espanhola aumente mais, já que o país pode ter de dar apoio ao setor financeiro e a algumas comunidades autónomas com maiores problemas.

Outro dos grandes problemas que a agência aponta à situação espanhola é o desemprego que, com as medidas de austeridade que estão a ser implementadas pelo governo de Mariano Rajoy, «dificilmente se reduzirá substancialmente nos próximos anos».

A classificação que a Egan Jones atribui a Espanha está substancialmente abaixo daquela que é atribuída ao país vizinho pelas três grandes agências norte-americanas (Standard & Poor's, Moody's e Fitch). Das três, a que atribui a nota mais baixa é a Moody's («A3», três escalões acima da Egan Jones).
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE