Bruxelas aprova petição para aumentar aplicação da taxa Tobin - TVI

Bruxelas aprova petição para aumentar aplicação da taxa Tobin

Ideia é evitar a evasão fiscal e prevenir o risco de deslocalizações para fugir a esta taxa

A Comissão de Assuntos Económicos do Parlamento Europeu aprovou esta terça-feira uma petição para que a taxa Tobin sobre transações financeiras, que onze países estão dispostos a implementar tenha um campo de aplicação alargado, informa a agência EFE.

De acordo com o texto, os parlamentários querem conjugar os critérios de residência, emissão e titularidade para evitar a evasão fiscal e prevenir o risco de deslocalizações para fugir a esta taxa, que agravará transações financeiras.

Com a aplicação da taxa Tobin, a UE visa aumentar os recursos próprios e conseguir que a fatura da crise económica seja paga também pelos bancos, e não apenas pelos cidadãos europeus.

A relatora do texto, a socialista grega Anni Podimata, afirmou que as negociações têm sido «complicadas» devido ao «intenso lobby do setor financeiro», e reconheceu o «compromisso» existente nos distintos grupos políticos na defesa da taxa Tobin.

Espera-se que a taxa seja aplicada antes de maio de 2014 por Portugal, Espanha, Grécia, Alemanha, França, Itália, Estónia, Eslováquia, Bélgica, Áustria e Eslovénia, e segundo a organização não-governamental Intermon Oxfam contribuirá com receitas de 37.000 milhões de euros anuais para esses países.
Continue a ler esta notícia