STCP vai ter quase 200 novos autocarros a gás e elétricos - TVI

STCP vai ter quase 200 novos autocarros a gás e elétricos

  • 21 abr 2017, 12:47
STCP

Investimento de 46,7 milhões de euros, numa altura em que o número e passageiros aumentou quase 10%

 A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto - STCP acaba de lançar m concurso público internacional para aquisição de 188 novos autocarros, um investimento de 46,7 milhões de euros, numa altura em que o número de passageiros aumentou 9,4% de passageiros.

Este lote de autocarros que vamos comprar vai-nos permitir chegar a 2020 com uma composição da frota com estas características: dos 419 autocarros, que já temos hoje, 77% funcionarão a gás natural comprimido, 4% elétricos e apenas 19% a diesel”.

De acordo com o presidente da STCP, Jorge Delgado, o concurso hoje lançado, que será financiado pelo POSEUR, “corresponde a um investimento global de 46,7 milhões de euros e os autocarros chegarão de forma faseada”.

“Em 2018 chegarão os primeiros 35 autocarros a gás natural comprimido e os 15 autocarros elétricos. Em 2019 esperamos mais 60 autocarros a gás e em 2020 os últimos 78 deste lote que vamos agora encomendar”, acrescentou, citado pela Lusa.

“A empresa registou no primeiro trimestre deste ano mais 9,4% de passageiros relativamente a 2016, o que corresponde a 1,5 milhões de clientes adicionais”, anunciou Jorge Delgado na cerimónia que contou com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

O presidente da STCP considerou que “os números confirmam de uma forma definitiva que se conseguiu inverter a tendência de perda de clientes que era uma constante ao longo dos últimos anos. Em 2016, invertemos essa tendência e arrancamos já em 2017 no primeiro trimestre com este impressivo número de 9,4% passageiros adicionais”, cita a Lusa. 

Renovação é "muito importante"

O ministro do Ambiente congratulou-se com o facto de a empresa estar a sair de “uma situação de fragilidade” e a superar “o total descrédito das pessoas relativamente à capacidade que a empresa tinha de os poder servir”.

A partir de setembro [de 2016] começamos a ganhar passageiros e conseguimos chegar ao final do ano com um número marginalmente superior, 0,2 a 0,3%. É um número que só nos deixou muito contentes porque nos quatro anos anteriores tinha perdido 25% dos passageiros e, portanto, mesmo com esta pequena vitoria confesso que já festejamos qualquer coisa”.

João Pedro Matos Fernandes classificou, por isso, de “muito importante” a renovação da frota da empresa, referindo que se trata de renovar “aproximadamente 45%” da frota da STCP, que “desde 2011 não comprava nenhum autocarro”.

“Retomámos uma muito boa prática que a STCP teve no passado, não muito distante, mas também não recente, que foi o de fazer uma aposta na aquisição, pondo ao serviço autocarros com elevada performance ambiental”, sublinhou.

O ministro referiu que os 47 milhões de euros a investir pela STCP “fazem parte de um investimento de 156 milhões público e privado que é aquele que está associado ao aviso do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para aquisição de autocarros de elevada performance ambiental”.

Adiantou ainda que a "candidatura da STCP é a maior, seguida da Carris e Transportes do Barreiro. É curioso registar que a empresa que se propõe comprar mais autocarros elétricos é uma empresa privada – a Auto Viação Feirense – o que representa de facto que esta é uma vontade do Governo mas também dos mercados e dos cidadãos”.

No total, a STCP vai comprar 188 viaturas (173 a gás e 15 elétricas) que “renovarão a frota, não ampliando nem reduzindo a atual. Irão substituir autocarros que em 2020, quando terminarmos a aquisição destas viaturas novas, teriam já entre 19 e 20 anos”, referiu Jorge Delgado.

 

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