PIB da OCDE cresce 0,4% no primeiro trimestre - TVI

PIB da OCDE cresce 0,4% no primeiro trimestre

Angel Gurría, secretário-geral da OCDE

Diferentes economias apresentam comportamentos muito díspares

O conjunto das economias da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) cresceu 0,4% no primeiro trimestre deste ano, face ao trimestre anterior.

De acordo com as contas trimestrais publicadas pela OCDE, a taxa final «mascara um vasto espetro de taxas de crescimento nos vários países». Ou seja, existe uma grande disparidade no comportamento das diferentes economias.

Assim, de janeiro a março, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) real acelerou no Japão e nos EUA face ao último trimestre de 2012, para 0,9 e 0,6%, respetivamente, face aos 0,3 e 0,1% verificados entre o terceiro e quarto trimestre do ano passado.

Já no Reino Unido e na Alemanha, o PIB aumentou 0,3 e 0,1%, respetivamente, recuperando das contrações de 0,3 e de 0,7% verificadas entre o terceiro e quarto trimestres de 2012.

Quanto à França, viu o PIB contrair-se pelo segundo trimestre consecutivo, em 0,2%, enquanto na Itália o PIB recuou pelo sétimo trimestre seguido, embora o ritmo da contração tenha abrandado para 0,5%, face aos 0,9% do trimestre anterior.

De acordo com a OCDE, o ritmo da contração também abrandou na União Europeia (ficando-se pelos 0,1%, contra os 0,5% negativos anteriores) e na zona euro (onde o recuo foi de 0,2%, depois dos menos 0,6% do trimestre anterior).

Em termos homólogos (face ao primeiro trimestre de 20129, o PIB no conjunto dos países da OCDE progrediu 0,8% de janeiro a março, uma taxa semelhante à do ano anterior.

Entre as sete maiores economias do mundo, os EUA destacaram-se ao apresentar a maior taxa de crescimento (1,8%) e Itália a maior contração (menos 2,3%).
Continue a ler esta notícia