BCE mantém taxas de juro e compra de dívida é para continuar - TVI

BCE mantém taxas de juro e compra de dívida é para continuar

  • VC
  • 25 jan 2018, 13:44
Mário Centeno e Mario Draghi

Banco Central Europeu confirma que compra de ativos se mantém ao ritmo mensal de 30 mil milhões de euros "até ao final de setembro de 2018, ou mais tarde"

O Banco Central Europeu decidiu, como já se esperava, manter em 0% a taxa de juro aplicável às principais operações de refinanciamento. O programa de estímulos, que inclui a compra de dívida, é para continuar até setembro "ou mais tarde" se for preciso.

Portugal tem beneficiado da compra de dívida por parte do BCE que, embora venha sendo reduzida, tem ajudado a baixar ou manter as taxas de juro em níveis mais apetecíveis para atrair investimento.

No comunicado divulgado após a reunião de política monetária de hoje, o BCE confirmou então que a compra de ativos se mantém ao ritmo mensal de 30 mil milhões de euros "até ao final de setembro de 2018, ou mais tarde" se for necessário para impulsionar a inflação.

As taxas aplicáveis à facilidade permanente de depósito e à facilidade permanente de cedência de liquidez também permanecem inalteradas em -0,40% e 0,25%.

Os investidores aguardavam que a instituição desse sinais de preparar terreno para terminar o programa de compra de ativos até final do ano.

O presidente do BCE, Mario Draghi, vai dar as suas explicações sobre as decisões hoje tomadas em conferência de imprensa.

Quando o BCE toma estas decisões,  poucos portugueses saberão o que isso significa, de facto, nas contas lá de casas, todos os meses. Mas há repercussões.

A reunião de política monetária do BCE desta quinta-feira foi a primeira deste ano de 2018 e realizar-se-á, como habitualmente, todos os meses.

Continue a ler esta notícia