OCDE corta previsões para Portugal com contracção de 0,2% em 2009 - TVI

OCDE corta previsões para Portugal com contracção de 0,2% em 2009

dinheiro

Recuperação ligeira em 2010 com expansão de 0,6%

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) acaba de rever as suas projecções económicas para as principais economias e Portugal foi um dos visados. A entidade estima que a economia nacional crescerá apenas 0,5% este ano e aponta para uma contracção de 0,2% no ano que vem.

A recuperação virá apenas em 2010, e sem grande força, ano em que a organização espera uma expansão de 0,6%.

As novas previsões da OCDE para este ano estão em linha com as já apresentadas pelo Banco de Portugal e também por Bruxelas, mas no que se refere às projecções para 2009, a actual previsão é a mais pessimista. Enquanto a OCDE prevê uma contracção de 0,2%, a Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) aponta para uma queda de 0,1%.

Se compararmos as estimativas da OCDE para Portugal e para a Zona Euro, este ano, a nossa economia crescerá apenas metade da média, já que a área do euro deverá crescer 1%. Em 2009, no entanto, a OCDE põe Portugal a registar um comportamento melhor do que a Zona Euro, já que esta contrairá 0,6%. Em 2010, a Zona Euro deverá crescer novamente o dobro de Portugal: 1,2%.

De todas as entidades que já apresentaram previsões, o Governo mantém-se mesmo como o mais optimista, mas as suas previsões também deverão acabar por ser revistas em baixa. Na altura em que foi apresentado o Orçamento do Estado, o Executivo apontava para um crescimento de 0,8% este ano e outro de 0,6% no ano que vem.
Continue a ler esta notícia